Empresas de todos os tamanhos e segmentos precisam de um contador. Por isso, o mercado de trabalho em Ciências Contábeis é um dos mais estáveis do Brasil. Esse profissional é essencial no controle de contas das organizações, sendo capaz de reduzir custos, elaborar demonstrativos e propor novos investimentos.

Leia esse post para entender quais são as possibilidades de atuação no mercado de trabalho em Ciências Contábeis:

Mercado de trabalho em Ciências Contábeis

O Brasil está entre os países mais complexos financeiramente de todo o mundo, ficando atrás somente da China. Nossa matriz tributária é segmentada, com impostos municipais, estaduais e federais, além disso, são muitas regras, taxas e exigências, que aumentam a necessidade pelo contador, até mesmo nas microempresas.

Entretanto, atualmente esse profissional faz muito mais que registros contábeis, pois já ocupa vagas estratégicas em grandes empresas. Com uma grande quantidade de dados disponível, o bacharel em Ciências Contábeis é responsável por analisar históricos financeiros e informações do mercado, para auxiliar na tomada de decisões da empresa.

Outra atividade relevante para o contador é a auditoria, quando ele fiscaliza os registros contábeis para garantir a credibilidade aos relatórios financeiros e o cumprimento da legislação. Já na área de perícia, ele examina documentos e procura por fraudes e erros, que sinalizam crimes financeiros e fiscais.

O cargos de controller, que permite contribuir no crescimento da empresa, promete grande demanda no mercado. O mesmo acontece com o cargo de Diretor de Impostos, que encontra formas legais de diminuir tributária da empresa.

O bacharel em Ciências Contábeis pode ainda optar pela abertura de uma empresa na área. Dessa forma, ele presta serviços para pessoas físicas e para empresas, ajudando a cumprir a legislação, elaborando folhas de pagamento e orientando investimentos. Abrir seu próprio negócio é uma oportunidade crescer profissionalmente e ser responsável pelos seus próprios lucros.

A média salarial do contador é acima de 4 mil reais. Entretanto, esse valor pode variar muito, de acordo com o porte da empresa, região do país e cargo ocupado. No cargo de controller, por exemplo, os salários ultrapassam os 8 mil.

Ciências Contábeis no setor público

Órgãos públicos também têm a necessidade de demonstrativos contábeis, análises financeiras e auditorias, mas o mercado de trabalho em Ciências Contábeis nessa área tem um diferencial. O contador deve seguir a Lei de Responsabilidade Fiscal, que exige prestações de contas claras, que dificultem a corrupção e sejam de fácil entendimento para todos.

Ainda no setor público, o bacharel em Ciências Contábeis pode controlar os investimentos governamentais. Analisando a rentabilidade e os planos de negócios, ele consegue optar por melhores investimentos governamentais e, consequentemente, gerar mais recursos.

Trabalhar em órgãos públicos vale a pena devido à estabilidade financeira e profissional dos cargos concursados. Para o contador, essa é também uma oportunidade de contribuir para o futuro do país, promovendo uma gestão mais honesta.

O que procurar em sobre o curso de Ciências Contábeis?

Embora o bacharel em Ciências Contábeis tenha alto nível de empregabilidade, para crescer na profissão é necessário ter uma formação acadêmica de qualidade. As melhores vagas são para os estudantes que se preparam melhor durante a graduação. Também são privilegiados nas entrevistas os que estudaram em instituições tradicionais e de reconhecimento no mercado.

Por isso, a Universidade do Oeste de Santa Catarina propõe aos alunos atividades no Laboratório de Práticas Contábeis, estudos de caso e visitas técnicas à empresas. A Universidade recebe palestrantes com frequência e oferece cursos de interesse dos alunos.

No UNOESC há ainda o desenvolvimento de projetos sociais, que atendem à população ao mesmo tempo em privilegiam o aprendizado dos alunos. Por exemplo, realiza o atendimento à comunidade por meio do Núcleo de Apoio Contábil (NAF) para elaboração Projeto de Orientação e Preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, orientação quanto ao cadastro de imóveis rurais, regularização de obras, isenção de Imposto de Renda para portadores de doença grave, isenção de Imposto de Renda e IOF para compra de veículos, CPF, certidões negativas, onde o estudante descobre quais são as dificuldades e necessidades mais frequentes das pessoas em relação esse serviço contábil.

O Estágio é feito com simulação de todo o processo contábil de uma empresa, desde a sua constituição até a apresentação dos relatórios societários e gerenciais é realizado em laboratório próprio do Curso. Também o acadêmico durante o período universitário é encaminhado para atuar no mercado de trabalho para atuar na área. P

Portanto, procure uma instituição que auxilie o estudante a encontrar boas vagas de estágio e até de emprego na área. Muitas instituições têm setores especificamente voltados para a colocação no mercado de trabalho, com parcerias com empresas e cadastro de currículos.

Se interessou pela carreira em Ciências Contábeis? O profissional da área tem uma importância crescente e por isso é cada vez mais valorizado! Assine a newsletter da UNOESC para receber mais informações e dicas profissionais no seu e-mail!