Vamos lá! Já mostramos aqui as diversas atividades que foram afetadas pela pandemia do Novo Coronavirus e tiveram que, desta forma, mudar o seu formato, passando a ser oferecidas de forma virtual, através de Novas Tecnologias. E neste sentido foram desde os alunos Intercambistas, que estão desenvolvendo atividades acadêmicas no Exterior utilizando este mesmo formato, até mesmo Alunos da graduação, que encontraram, inclusive uma forma de interagir com seguidores e com a comunidade onde vivem através das redes sociais. Ainda o estorço de Professores, que precisaram utilizar-se de criatividade, através de páginas no Youtube ou outros artifícios para poderem levar o melhor conteúdo possível aos acadêmicos. Juntos, contaram com o aparato fornecido pela Unoesc, uma universidade Comunitária. Até mesmo os Mestrados e Doutorados, que estudam dentro de um outro ritmo de aprendizado e pesquisa, desenvolveram formas alternativas para vencer as adversidades trazidas pelo vírus.

Porém, há um setor onde não houve mudança. As pessoas continuaram a trabalhar, continuaram a produzir informação e a entreter o seu público fiel: a Rádio Unoesc FM 106,7. Nove pessoas fazem isso tudo acontecer: um vice-diretor, um engenheiro eletricista, três locutores (um exercendo também a função de jornalista), um editor, um vendedor e dois estagiários. A única mudança sofrida na rádio, neste período, foi o fato de que todos, desde o início, estão trabalhando de máscaras e utilizando-se de materiais de higiene, como água e sabão e álcool gel 70% com mais frequência.

Não ocorreu nenhuma alteração na programação da rádio. Seguimos com a programação normal e, mais recentemente, retomamos as gravações (de modo on-line) de alguns programas que são veiculados aos finais de semana, como por exemplo, o Pra Ser Sincera e o 101 Países”, é o que nos conta a locutora Fernanda Mingori.

OPrograma 101 Países dá dicas de lugares para se conhecer mundo afora. Com a apresentação de Tânia Patzlaff, Gabi Moniz e Fabrício Faria. África, Américas, Ásia, Europa, dicas sobre companhias aéreas, gastronomia, finanças, e até mesmo como arrumar a sua mala. Tudo isso e muito mais, todos os sábados, às 10h, com reprise às segundas-feiras, às 22h.

Pra Ser Sincera, um programa feito por Mulheres, e trata dos assuntos mais diversos. Todas as sextas-feiras, às 18h, por Fernanda Mingori, Tania Patslaff, Jéssica Romeiro Motta e Fabiana Meneghetti Dallacosta, sempre com um convidado ou convidada especial, tratando os temas da atualidade.

Fernanda é locutora e também responsável pela elaboração das notícias que acompanham a programação. Você pode ouvi-la no Unoesc Notícias, durante a programação. Entre Meio-dia e uma da tarde, ela ainda apresenta o programa Tipo Exportação, onde toca MPB, Pop Rock Nacional, além de dicas e informações.A Rádio Unoesc ainda conta com outros dois comunicadores.

A partir das 07 horas da manhã, Tânia Patzlaff abre a programação com o jornal Rádio Fatos. Depois, apresenta o Bolachão, além de uma faixa de músicas e entrevistas, o Vitaminado 106. Á tarde chega a vez do Zé Barancelli, a partir das duas da tarde, com o Hiperconectado, com música, entrevistas e notícias. Depois disso, o Veteranos traz os clássicos do Rock mundial.

E não é só isso. O jornalista Alexandre Garcia entra diariamente, durante a programação, oferecendo as novidades de política nacional. A rádio cumpre com o decreto que estabelece a veiculação da Voz do Brasil, onde se fica por dentro das novidades do Congresso Nacional, Tribunais superiores e outras notícias diretamente de Brasília. Sempre às 19h.

Aos sábados, a partir da uma da manhã, os três locutores apresentam   a Playlist, com os sucessos da semana. Na hora seguinte, os principais DJs são ouvidos no Get Up. A programação segue com Palco 106, com os melhores shows ao vivo e aí a programação segue. Aos domingos pela manhã (10h-12h) é possível tomar contato com o nativismo, através da Linha Campeira, com apresentação de Lucas Negri e equipe. Á tarde, entre 16h e 17h, você curte também o melhor do Reggae e da Surf Music no Luau 106. É só ficar ligado. A Unoesc FM é uma rádio educativa e cultural. Toca boa música, notícia e o que interessa aos ouvintes.