Tendências de mercado da ciência da computação

Se você está pensando em fazer uma graduação em Ciência da Computação ou mesmo já está cursando a graduação, deve querer saber quais são as novidades da área que podem gerar oportunidades de trabalho para você, não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir. Neste post, você confere algumas das principais tendências do mercado da Ciência da Computação que têm atraído a atenção de diferentes setores para o profissional da área. Não perca!

Cloud Computing

Cloud Computing, também chamada de computação em nuvem na língua portuguesa, é uma tendência que revolucionou o processamento e o armazenamento de informações nos últimos anos e que tende a crescer ainda mais.

Salvar os dados na “nuvem” significa que eles não estarão localizados fisicamente em um servidor local como na sua casa, mas que podem estar em qualquer servidor no mundo inteiro. Dessa forma, as informações podem ser acessadas a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet independentemente de sua localização.

Data mining

Data mining, conhecida como mineração de dados em tradução livre, é a atividade que consiste na captação e na análise de grande volume de dados. O objetivo é que esses dados possam fornecer informações para serem usadas de forma estratégica.

Com o grande volume de dados que circulam na sociedade hoje, principalmente na internet, as técnicas de captura e análise de dados têm sido cada vez mais utilizadas em diferentes setores da sociedade como marketing, estudos acadêmicos, diversos tipos de pesquisa e muito mais. O profissional de Ciência da Computação é fundamental para criar os aplicativos que permitem esse tipo de atividade.

E-learning

O E-learning é outra tendência que revolucionou o mercado da Ciência da Computação e criou novos postos de trabalho para os profissionais da área. Do inglês “eletronic learning” ou “aprendizado eletrônico” em português, ele representa a modalidade de ensino a distância que tem crescido com a difusão da internet.

Atualmente, as pessoas não precisam mais estar localizadas no mesmo ambiente e ao mesmo tempo que os professores e colegas para que o aprendizado aconteça. Além dos cursos EAD oferecidos pelas universidades, empresas de diferentes setores também têm investido em treinamentos a distância e precisam de sistemas para tornar isso possível.

Desenvolvimento de jogos

Para desenvolver um jogo, é preciso uma equipe multidisciplinar: roteiristas, designers, animadores e muitos outros profissionais fazem parte de uma equipe de criação. Entre eles, está o profissional de Ciência da Computação, que é responsável por dar vida a todo o composto por meio de programação.

Apesar de bastante antigo, o desenvolvimento de jogos continua sendo tendência para os próximos anos. Principalmente com o surgimento do conceito de gamificação, do inglês gamification. Essa técnica baseia-se na utilização de jogos para motivar pessoas, resolver problemas e melhorar o autodesenvolvimento em diferentes setores como escolas e empresas.

Neste post, você conheceu algumas das principais tendências do mercado da Ciência da Computação. Cloud Computing, Data mining, E-learning e desenvolvimento de jogos, entretanto, fazem parte de muitas outras novidades que costumam surgir com rapidez na área. Por isso, se você deseja fazer bacharelado em Ciência da Computação, manter-se atualizado é fundamental para se destacar no mercado de trabalho.

Gostou do post? Então assine nossa newsletter e receba mais informações para a sua carreira diretamente na sua caixa de entrada!