Seu filho ou sua filha esta fazendo a prova do Enem esse ano? Então preste atenção: vocês pais e mães tem um papel importantíssimo! O papel da família é fundamental nesse momento de preparação e você precisa entender o que ajuda e o que pode atrapalhar na hora dos estudos do seu filho/a. Algumas atitudes que parecem inocentes podem fazer toda a diferença para o estudante. Por isso, separamos algumas dicas importantes para que você possa ajudar nesse momento tão importante.

1. Não coloque pressão

A primeira talvez seja uma das mais importantes dicas. É claro que todos os pais querem ver seus filhos com bons resultados no Enem, mas é preciso tomar cuidado para que essa preocupação não se torne exagerada, fazendo com que os adolescentes se sintam sufocados. Que tal trocar a cobrança por estímulos e incentivo?

1. Respeito as escolhas

Outra coisa muito comum de acontecer: a família quer que o estudante opte por cursos que garantam prestígio ou ganhos financeiros altos. Mas é preciso conversar para saber qual é o real desejo do seu filho. E o mais importante: apoiá-los nas suas decisões para que no futuro ele não se frustre.

1. Cada um tem seu tempo

É importante manter uma rotina de estudo. Mas os adolescentes não precisam estar o tempo todo com um livro na mão. Cada pessoa absorve os conteúdos de formas e em tempos diferentes. Não há nada de errado em fiscalizar o que eles estão fazendo, e até mesmo se dispor em ajudar na elaboração de um cronograma, contudo é preciso compreender qual a melhor maneira de se preparar para as provas.

1. O apoio emocional

É normal que eles se sintam pressionados durante todo o processo de preparação para o Exame. Isso pode partir dos colegas, dos professores, da família ou deles próprios, afinal esse período pode definir como será o futuro. E ter alguém com quem eles possam desabafar e aliviar as emoções e dúvidas faz toda a diferença. Ouça seu filho e incentive-o a acreditar no seu potencial.

1. Alimentação também conta

Muitos pais já tem o hábito de cobrar uma alimentação saudável. Mas nessa época de estudos é ainda mais importante que eles se alimentem bem. Nenhuma refeição deve ser posta de lado para dar preferências aos estudos. Comer bem é o que vai ajudar a dar forças e ânimo para que eles se concentrem. Apesar disso, no dia da prova não os proíbam de levar barras de cereais ou chocolate. O açúcar ajuda a manter o cérebro ativo.

1. Estudar é importante, mas não é tudo

As vezes passar horas em cima dos livros mais atrapalha do que ajuda. Por quê? Em algum momento o conteúdo deixará de ser absorvido devido ao cansaço. Por isso permita ao seu filho momentos de descontração e lazer, seja indo ao cinema, ou jogando videogame e até mesmo um encontro com os amigos. Isso reduz a pressão e torna o estudo mais saudável.