Escolher qual curso fazer durante a graduação é um assunto que deixa muitos vestibulandos ansiosos. Para tomar a melhor decisão, é fundamental ter informações sobre as áreas que deseja atuar, desde as disciplinas que serão estudadas até as oportunidades no mercado de trabalho.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para lhe ajudar. Se você já pensou em fazer o curso de Biotecnologia Industrial ou deseja saber o que é esse curso para considerar entre as suas opções, não perca esse post. A seguir vamos explicar o que é Biotecnologia e os motivos pelos quais fazer esse curso pode ser uma excelente escolha para sua carreira. Confira!

O que é Biotecnologia?

Segundo a Associação Brasileira de Biotecnologia Industrial (ABBI), Biotecnologia é a ciência que “utiliza enzimas e microorganismos para aprimorar os processos industriais e gerar materiais e produtos de alto valor agregado em setores tão diversos como o de químicos, papel e celulose, mineração, têxteis e energia”.

Isso significa que o profissional de biotecnologia tanto pode atuar no melhoramento genético de produtos já existentes quanto na criação de novos produtos a partir de elementos genéticos como fungos, vírus, bactérias e protozoários. Por isso, a matriz curricular do curso é multidisciplinar e conta com matérias de ciências biológicas e químicas, além de física e matemática.

Por que estudar Biotecnologia Industrial?

Agora que você sabe o que é Biotecnologia Industrial, apresentaremos os motivos pelos quais esse curso tem se tornado uma opção cada vez mais atraente para quem deseja cursar uma graduação. Veja a seguir.

Mercado de trabalho abrangente

Um dos motivos pelos quais você pode optar por fazer esse curso é a diversidade de locais de trabalho que recrutam profissionais formados em Biotecnologia Industrial. A biotecnologia atua em diferentes áreas, a exemplo de agropecuária, biocombustível, genética, saúde e indústria tanto em empresas privadas quanto em órgãos públicos e instituições sem fins lucrativos.

Tendência para o futuro

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Biotecnologia Industrial é a principal ferramenta para alcançar o próximo vetor de desenvolvimento do mundo, pois se relaciona diretamente com a sustentabilidade.

Como esse tema tem ganhado cada vez mais importância, a biotecnologia  deve ser ainda mais requisitada nos próximos anos. Isso é ainda mais importante no Brasil, já que o país possui condições privilegiadas como clima adequado e disponibilidade de terras para geração de matéria-prima.

Salários altos

Com o crescimento da procura por profissionais qualificados, é comum ter ofertas de benefícios crescentes. Segundo o Guia da Carreira, os salários para os os profissionais podem variar de R$ 1.500 em laboratórios até R$ 10.020 na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nesse post, você descobriu o que é Biotecnologia e os motivos para construir sua carreira na área. Se deseja fazer esse curso no estado de Santa Catarina, a Universidade do Oeste de Santa Catarina é a única a oferecê-lo. O curso da Unoesc foi o segundo a ser criado no Brasil, o que consolidou essa Universidade como uma das melhores instituições de Biotecnologia do país.

Gostou do post? Então assine nossa newsletter e receba mais dicas para sua carreira diretamente no seu e-mail!