O ingresso à universidade é um importante passo na vida de quem almeja trilhar grandes caminhos, e depois de uma longa jornada de estudos, provas e a escolha do curso desejado finalmente chegou o momento de fazer da universidade sua segunda casa. E não tem jeito, ela será seu segundo lar. É provável que você passará a maior parte do seu tempo dentro dela nos próximos anos, assim como certamente será nela que viverá intensas experiências de conhecimento, amizades e descobertas.

É inenarrável todas a infinitas possibilidades que se desenharão a sua frente nesse ambiente fomentador de ideias e de sonhos. É nele que você poderá encontrar pessoas dispostas a partilhar contigo teus projetos, e onde também acontecerá seu amadurecimento profissional. Suas melhores lembranças serão alicerçadas a partir das inúmeras vivências que esse espaço de saber e de aprendizagem lhe permitirá acessar.

A Unoesc promove em suas mais diversas esferas possibilidades de seus acadêmicos amadurecerem e evoluírem como estudantes, cidadãos e profissionais capacitados. Confira abaixo alguns dos serviços disponíveis ofertados pela instituição:

SERVIÇO DE APOIO AO ESTUDANTE (SAE)

O SAE dispõe de uma estrutura que presta assistência por meio de ações e programas que atendem as necessidades dos estudantes, visando à excelência na formação pessoal e profissional. As atividades estão pautadas em:

Apoio Financeiro/Bolsas de Estudo: por meio da concessão de bolsas de estudo e financiamento estudantil;

Apoio psicológico e psicopedagógico: por meio da prestação de serviços de acolhida e diagnóstico psicológico e psicopedagógico, realizados pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão;

Apoio à Acessibilidade e Inclusão de pessoas com deficiências e com necessidades de apoio educacional: por meio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), que busca o atendimento de aspectos pedagógico, atitudinal, arquitetônico e comunicacional;

Apoio para a inserção ao mercado de trabalho: por meio da gestão dos estágios não obrigatórios e divulgação das oportunidades de estágio e trabalho a estudantes e diplomados;

Apoio na divulgação de oportunidades de Moradia e Horários de Transporte Público, para facilitar a acolhida na Universidade.

Atendimento; Avisos; Documentos; Descontos.

O contato e horários de atendimento pode ser encontrado por meio do link Contato, ou ainda, no site da Unoesc, acesse o menu Atendimento ao aluno e clique na opção Contato e Atendimento.

ESTÁGIO

O pedido de estágio pode ser feito pelo Portal de ensino, por meio da opção Estágio – relacionada no item 4 deste tutorial – e, para mais informações a esse respeito, acesse o site o link Estágio, ou ainda, no site da Unoesc, acesse o menu Atendimento ao aluno e clique na opção Orientações para estágio.

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO E PEDAGÓGICO

Os estudantes da Unoesc dispõem de serviços de acolhida, diagnóstico e orientação psicológica e psicopedagógica, realizados pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão. Podem ser acessadas informações a esse respeito no site, diretamente no link Atendimento Psicológico, ou ainda, no site da Unoesc, acesse o menu Atendimento ao aluno e clique na opção Atendimento Psicológico.

BIBLIOTECA

A Biblioteca Universitária da Unoesc é especial porque oferece milhares de motivos para você se apaixonar pelo conhecimento. São mais de 150 mil títulos. Ao alcance das suas mãos estão teorias, ciências, estilos literários, histórias e todos os temas e gêneros que cabem em um acervo bibliográfico universitário.

Biblioteca Digital Camões oferece para download gratuito diversos livros de literatura. Leitores podem encontrar títulos como “A Pavorosa Ilusão”, de Manual Maria Barbosa du Bocage, “As Pupilas do Senhor Reitor”, de Júlio Dinis, “Alto da Alma”, de Gil Vicente, entre muitos outros.

Sobre a biblioteca, podem ser acessadas informações no site, por meio do menu Biblioteca, onde são encontradas informações/orientações, desde o funcionamento da biblioteca, até a consulta ao Acervo, bases de dados conveniadas, serviços oferecidos, contatos, dentre outros.

SECRETARIA ACADÊMICA – SERCA

Para acessar à Serca, busque a página da Unoesc (unoesc.edu.br), no menu Atendimento ao aluno clique em Secretaria Acadêmica. Nesta opção você terá acesso às informações gerais sobre documentos e procedimentos relacionados à vida acadêmica. Aos alunos, as informações da vida acadêmica são buscadas por meio do Portal de Ensino – Espaço Acadêmico onde, por meio do seu login e senha, têm acesso às suas informações completas e solicitação de documentos.

FINANCEIRO

Para obter informações de ordem financeira, você acessa o Portal de Ensino – Espaço Acadêmico onde, por meio do seu login e senha, tem acesso às informações completas e acompanha sua vida financeira junto à Unoesc.