A graduação em Administração está entre as graduações mais procuradas pelos brasileiros. Em 2017, esse curso teve mais de 180 mil inscrições no Sisu, sistema de seleção mais usado pelo Ministério da Educação.

O mercado de trabalho em Administração é promissor, pois inclui empresas de todos os ramos. Além disso, a administração está entre as áreas de atuação mais importantes em cenários de crise econômica, sendo essencial para que qualquer organização prospere. Leia este post para entender mais sobre esse profissional!

Mercado de trabalho em Administração

A vantagem do mercado de trabalho em Administração é que ele é amplo, pois todas as empresas precisam de um administrador, seja direta ou indiretamente. Tanto em organizações públicas quanto privadas, é necessário um profissional capaz de pensar estrategicamente e gerenciar os recursos financeiros e materiais da organização.

Uma análise do ano de 2017 revelou um aumento de 13% na quantidade de empresas no Brasil, e de 17% na região sul do país. Esses dados são positivos, pois revelam o potencial do mercado de trabalho em Administração. Quanto mais empresas funcionando, independentemente do ramo, mais vagas para os administradores.

Dessa forma, o curso de Administração tem alto índice de empregabilidade. O profissional formado também tem a possibilidade de empreender, abrindo seu próprio negócio ou trabalhando como consultor.

O que faz o administrador?

O administrador tem uma formação multidisciplinar, sendo preparado para solucionar problemas e levar inovação para as empresas. Em cargos de gestão estratégica, ele é responsável pelo planejamento interno, elaborando melhorias e trazendo mais eficiência à organização.

O administrador pode propor a reestruturação da empresa ou de setores específicos, diminuir custos, elaborar diagnósticos e fazer simulações de novos negócios. Ele é responsável por todos os processos administrativos da organização.

Ainda relacionado à estratégia e ao crescimento das empresas, o mercado de trabalho em administração permite trabalhar no marketing. Nesse caso, o foco do administrador é a análise do mercado e do comportamento do consumidor, para que ele possa elaborar estratégias de vendas, distribuição e propaganda.

O trabalho do administrador em indústrias envolve logística e gestão de sistemas produtivos. Esse profissional tem conhecimento em controle de qualidade e em fluxo produtivo, podendo gerenciar desde a compra da matéria prima até a distribuição do produto final. Na área de vendas, ele negocia preços e prazos.

O administrador também é um gestor de pessoas, e por isso pode atuar no setor de Recursos Humanos. Nessa área, ele cria planos de carreira e remuneração, organiza processos seletivos, atua nas relações sindicais e negociações coletivas, entre outras atividades.

Na área de finanças e controladoria, o administrador é responsável por todo o orçamento da empresa. Ele gerencia seus recursos, analisa investimentos e controla os custos de operação. Também pode ser responsável por auditorias, função em que o administrador avalia diversos aspectos da organização e então relata sua falhas e vulnerabilidades.

A graduação de Administração

A matriz curricular da graduação em Administração é abrangente e preza pelo empreendedorismo. São 4 anos de estudo, nos quais o aluno entra em contato com disciplinas como Comportamento Organizacional, Microeconomia, Matemática Financeira e Administração de Materiais e Logística. O futuro administrador é constantemente estimulado a pensar estrategicamente e ser proativo.

As melhores instituições oferecem aulas práticas e visitas técnicas, que enriquecem o aprendizado e permitem que o aluno adquira experiência antes mesmo da formatura. Na Unoesc também são frequentes as palestras e debates, que permitem um contato com profissionais de sucesso e mostram como é a realidade no mercado de trabalho em Administração.

A graduação de Administração é uma chance de ter a qualificação e o conhecimento necessários para se destacar em empresas de todos os ramos. Assine a nossa newsletter para conhecer outras possibilidades de carreira!