O Exame nacional do Ensino Médio (ENEM) acontecerá nos dias 3 e 10 de novembro e com a data se aproximando pode ser que pinte aquele nervosismo e surjam perguntas como: durmo menos, estudo mais? Leio tudo de novo? Desisto de vez? Calma!! A primeira coisa é respirar fundo e por mais que seja difícil, tentar manter a calma.  Após isso, que tal pôr em prática as dicas que separamos para você bem aproveitar o tempo que resta e obter um bom resultado? Aí vai.

Revisão e simulados

Siga estudando e no início da semana que antecede a prova pegue seu conteúdo e revise. Mas calma lá. Não vai começar a ler tudo do começo. Foque naquilo que você percebeu ter mais dificuldade. Recite os resumos, faça refaça alguns dos principais exercícios. Depois, resolva simulados, isso vai te deixar no clima da prova.

Se acostume com o horário da prova

O dia da prova, provavelmente, exigirá que você acorde mais cedo, almoce antes e esteja pronto a tempo de se deslocar e chegar antes dos portões fecharem. Por isso, utilize os últimos dias para simular essa rotina, assim você acostuma seu corpo e se organiza melhor. Aproveite ainda e deixe a caneta de tinta preta e material transparente, o documento oficial de identificação com foto e o cartão de confirmação já preparados para não esquecer.

Visite o local da prova

Mesmo que você tenha ouvido falar ou passado próximo do local onde fará a prova reserve um dia para ir até lá. Observe quanto tempo demora. Chegando lá, se familiarize com o local de entrada e procure pela sua sala. Ninguém merece perder a prova porque não chegou a tempo ou porque se perdeu.

Relaxe!

Especialmente na véspera da prova, esqueça os livros e cadernos. Faça alguma atividade que gosta e que poderá te fazer relaxar. Coma e beba com moderação, procure dormir cedo e repousar bastante para que no outro dia esteja disposto.

Por último, confie em você e na sua dedicação. Você é capaz!

Deixe seu comentário pelo Facebook