Já falamos aqui sobre as alternativas criadas por professores da graduação para administrar as aulas de forma remota desde março, quando o governo do Estado de Santa Catarina determinou a suspensão das aulas presenciais e que todos nós ficássemos em casa, devido ao risco de contaminação pelo Novo Coronavírus (Covid-19). Os acadêmicos também encontraram a sua forma de aprender repassando os ensinamentos de forma colaborativa, através das redes sociais. Até mesmo os acadêmicos que estão estudando fora do país foram lembrados. Contamos como eles estão enfrentando a pandemia em seus países. O último assunto relacionado às aulas diziam respeito ao Ensino a Distância, quando abordamos as vantagens para o ensino através das novas formas de aprendizado online.

Agora chegou a vez de falarmos sobre a área acadêmica, aqueles que contribuem para o aprimoramento profissional através das suas pesquisas, refletindo acerca da interação das suas profissões com as comunidades onde habitam. São os cursos de Mestrado e Doutorado.

A Unoesc conta com os programas de Mestrado e Doutorado em Administração (Unoesc Chapecó), Mestrado e Doutorado em Direito (Unoesc Chapecó), Mestrado e Doutorado em Educação (Unoesc Joaçaba), e ainda os cursos de mestrado em Biociência e Saúde (Joaçaba), Mestrado em Ciência e Biotecnologia (Unoesc Videira) e Mestrado em Sanidade e Produção Animal (Xanxerê).

O professor Elton Luiz Nardi, coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação, diz que foi necessário realizar um novo planejamento das atividades acadêmicas para o semestre, orientada pela existência de condições adequadas para desenvolvimento do conjunto das atividades.

“Embora tenha sido possível a manutenção de grande parte das atividades cuja execução seja possibilitada com o uso de recursos tecnológicos, restando algumas que poderão ser realizadas em datas futuras, sem prejuízos ao trabalhado acadêmico do presente semestre”, conta Elton.

A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração nos disse que o período de confinamento levou a desenvolver novas formas e metodologias de aulas. E elogia a UNOESC por ter disponibilizado um portal com muitas opções de interação. Desta forma, muitas atividades foram desenvolvidas, entre elas, as oficinas dos grupos de pesquisa.

“As oficinas têm como objetivo, oferecer um conteúdo complementar de aprendizagem. Foram ofertadas oficina de Base de Dados, Oficina de linguagem “R”, Currículo Lattes e Diretrizes APA”, relata a professora Ieda

O professor Robinson Tramontina, coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito relata que as atividades presenciais foram significativamente afetadas. Contudo, todas elas foram ofertadas no formato remoto.

“As aulas em Chapecó e em Cuiabá/MT (MINTER) seguiram normalmente. Elas foram ministradas on-line na modalidade síncrona”, diz Robison Tramontina, coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito

A professora Fabiana Dallacosta, coordenadora do Mestrado em Biociência e Saúde conta que está tendo um retorno positivo, por parte dos professores e dos mestrandos, com a utilização da plataforma Blackboard Collaborate.

“A aula online não substitui 100% a presencial, mas os professores têm se dedicado e se reinventado para que os alunos fiquem satisfeitos e tenham um bom aprendizado. O nosso feedback dos alunos tem sido bem positivo”, garante Fabiana.

A coordenadora do curso da área da Saúde conta ainda que as bancas de mestrado também estão acontecendo virtualmente. Como os membros externos já participavam desta forma, foi mais fácil adaptar-se. A Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes) flexibilizou os prazos, o que ajudou bastante, visto que algumas pesquisas ainda precisam coletar dados ou outras atividades que envolvam um contato mais próximo com a população de estudo.

A questão fundamental é que o aluno não seja prejudicado em decorrência desse momento. Sendo assim, o que seria uma atividade coletiva acabou se tornando individual, mediada por tecnologias. No Mestrado Profissional e no Doutorado Acadêmico em Administração, as qualificações e defesas estão ocorrendo normalmente. Neste período da pandemia, já foram realizadas três bancas de qualificação do mestrado e uma qualificação de tese, cuja banca contou com participação internacional, de membro da Inglaterra e outro de Portugal. Isso só está sendo possível por conta desta mediação.

O Programa de Pós-graduação em Direito também teve esta experiência internacional. O Seminário Internacional Os Direitos Fundamentais em tempos de Covid-19 contou com a participação dos professores Alvaro Ragone (PUC/Valparaíso – Chile) e Arturo Caumont (Universidade da República – Uruguai). Foram onze mesas temáticas com pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.

No Mestrado e Doutorado em Educação também acontecem as atividades acadêmicas como reuniões de trabalho, sessões de estudos e bancas têm sido realizadas por meio de recursos tecnológicos. Porém a realização do Colóquio Internacional de Educação e do Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino foram adiados para agosto de 2021.

“Seja proativo, faça leituras extras, aproveite para fazer cursos online, assistir palestras, estudar. Tenha um tempo para lazer e relaxamento, saúde física e mental são essenciais. A aula é online, mas os professores estão à disposição mesmo fora do horário das aulas. Seja criativo. Faça alguma coisa boa para os outros, isso gera bem-estar, você estará ajudando alguém e mais ainda a si mesmo” esta é a mensagem da professora Fabiana Dallacosta, Biociência e Saúde.