O ENEM será realizado nos dias 3 e 10 de novembro e com esses dias chegando, nós da Unoesc queremos deixar alguns lembretes para o dia da prova. Afinal, não dá para correr o risco de, por conta de algum esquecimento ou atitude não permitida, se dar mal ou ser desclassificado. Confira:

Véspera e dia das provas

Na véspera das provas coma e beba com moderação, procure dormir cedo e repousar bastante para que no outro dia esteja disposto. Opte por refeições leves para não correr o risco de ter alguma indisposição.

No dia das provas use roupas confortáveis. Alimentos e água podem ser levados. Prefira  biscoitos, chocolate e barras de cereal, que são fáceis de manusear. Mas não exagere para que você não acabe se desconcentrando.

Documentação

O acesso às salas de prova só será permitido se o candidato apresentar documento de identificação original e com foto, como: identidade, carteira de registro nacional migratório, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte e carteira de motorista (CNH).

Já o cartão de confirmação de inscrição, embora não seja obrigatório, traz dados importantes, como o endereço de aplicação da prova, então, é bom tê-lo por perto.

Horários das Provas

No dia 3/11 acontece a aplicação da das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.  No segundo dia, 10/11, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

E ambos os dias, os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Das 13h às 13h30 acontecem os procedimentos de segurança na sala de provas.Às 13h30 começam as provas. (Horário de Brasília)

O que é permitido

Esqueça o meme da caneta azul!! No Enem, a única caneta permitida é a caneta de cor preta e fabricada em material transparente. Aliás leve mais de uma, assim você evita imprevistos.

Participantes que solicitaram atendimento especializado para cegueira, surdocegueira, baixa visão e visão monocular podem utilizar os seguintes materiais: máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e tábuas de apoio. Também podem ser acompanhados por cão guia. Todos esses recursos serão vistoriados pelo aplicador do exame.

Artigos religiosos, como quipá, são permitidos, mas devem ser verificados.

O que não é permitido

Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros, manuais e anotações são proibidos – devem ficar guardados no envelope. Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens é vetado.Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros não são permitidos.

Celular e outros dispositivos eletrônicos

Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos devem ser desligados e guardados em um envelope lacrado, que permanecerá debaixo da carteira. Entram na lista: calculadoras, agendas eletrônicas, tablets, ipods, gravadores, pen drive, relógio, chaves com alarme, fones de ouvido e gravadores.

E atenção redobrada! Durante a aplicação do exame, se algum aparelho, mesmo que devidamente guardado, emitir som, o candidato será eliminado.

*Texto com informações G1.

Deixe seu comentário pelo Facebook