Dicas para fazer um bom resumo

Um bom aliado na hora de estudar é o resumo. Este recurso é utilizado na memorização e no reforço dos conteúdos aprendido. Mas, fazer um resumo que seja eficiente não é tão simples assim! Pensando nisso, o Blog da Unoesc separou algumas dicas para melhor elaborá-lo e consequentemente otimizar sua rotina de estudos, afinal, a data do vestibular está próxima.

1 – Ler e compreender o texto

O primeiro passo para a construção do resumo é ler o texto original até compreendê-lo. Isso também é uma forma de estudar e faz com que você não distorça informações na hora de montar o novo texto.

2- Organize as ideias

Faça anotações sobre as ideias principais e grife ou anote as palavras chaves, tentando criar uma espécie de mapa mental sobre os fatos.

3- Começo meio e fim

Começo, meio e fim, considerando os pontos de maior destaque, sempre em frases curtas. Não esqueça de considerar os conceitos principais, datas (quando houver) ou numerações (como é o caso de leis, por exemplo). Esta é a fórmula para um resumo de sucesso.

Começo = do que se trata o resumo ou o assunto, ou ainda o conceito principal.

Meio = detalhes significantes, desencadeamento de ideias e desenvolvimento do assunto.

Fim = conclusão ou deixa para o próximo assunto.

4- Escreva com suas palavras

Procure elaborar o texto com base no que você está entendendo do assunto. Copie apenas datas e informações que não podem ser substituídas. Mas atenção! Não confunda a necessidade de escrever com as próprias palavra com a emissão de opiniões! Isso descaracterizará seu resumo, o torando na verdade uma resenha.

4- Leitura final

Depois de produzido, é muito importante fazer uma leitura final do resumo e comparar se as ideias sublinhadas estão todas contidas no texto. Por isso, tenha cuidado com as ideias secundárias, o que pode tornar seu texto prolixo ou extenso. Para facilitar essa etapa, leia o texto em voz alta ou para um amigo. Se ele compreender tudo, o seu resumo está pronto.

*Texto com informações Guia do Estudante e www.estratégiaconcursos.com.br

Deixe seu comentário pelo Facebook