Seja na Universidade, no mercado de trabalho, falar em público é algo que precisa ser feito. Estabelecer contatos e fazer amigos são outras tarefas que também são muito necessárias no dia a dia.  E você, como você se sente diante disso? Tranquilo? Consegue dominar sua insegurança e encarar numa boa? Se você respondeu sim, saiba que para uma grande parcela da população isso não é tão simples quanto parece, por conta de uma característica chamada timidez.

A Timidez, não é um defeito, mas sim uma característica da personalidade. É uma dificuldade de se relacionar com outras pessoas, por medo de julgamentos e por rejeição. Isso não chega a ser um defeito, mas de fato, pode atrapalhar nos relacionamentos pessoais e de trabalho. Mas o que fazer ao perceber que a timidez está sendo um empecilho? Primeiramente, pode-se começar com algumas atitudes pessoais.

  • Leia em voz alta

Você já se ouviu falando? Não? Então que tal ler em voz alta e até mesmo gravar o que você lê para ouvir depois? No começo pode parecer estranho, mas isso fará com que você se acostume com seu tom de voz e ritmo de fala. Aos poucos isso vai dar mais segurança na hora de falar com os outros.

  • Fale com o espelho

Depois de ler em voz alta, é a vez de se ouvir e se ver ao mesmo tempo em que fala. Por isso, vá até o espelho e fale sobre qualquer assunto. Experimente relatar como foi seu dia como se estivesse contando para alguém. Observe sua postura, seus gestos, sua expressão facial. Não tenha vergonha! Tente! É você se vendo no espelho. Com o tempo você vai reparando no que pode mudar e melhorar ficando mais seguro para fazer isso na frente de outras pessoas.

  • Olhe nos olhos

Uma das maiores dificuldades de uma pessoa tímida é olhar nos olhos de alguém com quem conversar. Por isso, na sua próxima conversa estipule uma meta: “vou tentar olhar por  ‘x’ segundos no olho da pessoa”  depois vá aumentando gradativamente esse tempo nas próximas conversas. Quando ver, aos poucos você perdeu o medo de encarar quem está na sua frente.

  • Aborde pessoas na rua

Se desafie a abordar alguma pessoa na rua e a perguntar a localização de um endereço ou as horas, mesmo que você não precise dessa informação. Isso te ajudará a perder o medo de falar com quem você não conhece.

  • Observe pessoas que você considera desenvoltas

Assista uma palestra com um profissional que você gosta, um show de humor, ou simplesmente observe o que aquela pessoa que é fera em falar em público faz. Perceba como ela se posiciona diante das outras pessoas, o tom de voz que ela usa. Observe que muitas vezes ela também pode errar na hora de falar e até mesmo estar nervosa, mas não deixa a timidez vencer impedindo-a de fazer o que se propôs.

Se você tentar e ainda assim não conseguir, pode também buscar ajuda profissional. Um psicólogo, por exemplo, pode te ajudar com psicoterapia e técnicas que te farão lidar muito melhor com a timidez.

Deixe seu comentário pelo Facebook