Também conhecido como “rede de contatos”, o Networking é a forma de cultivar relações profissionais em diversos ambientes e utilizar essas relações para alguma finalidade. Seja para fortalecer as amizades, estreitar negociações comerciais ou para aproveitar oportunidades. E isso também pode ser feito na universidade. Não sabe como? Acompanhe as dicas abaixo e perceba que pode ser muito mais fácil do que você pensa.

• Em todos os lugares

O primeiro passo para começar a fazer Networking na universidade é estar atento ao seu redor. A sala de aula, biblioteca e até mesmo corredores e cantina são lugares onde você pode se aproximar de colegas e professores. Observe as pessoas que frequentam os mesmos lugares que você, deixe a timidez de lado e puxe conversa! Aos poucos a aproximação irá ocorrer e será possível descobrir, gostos e interesses em comum que podem favorecer a todos.

• Seja ativo

Você já ouviu falar da frase: Quem não é visto não é lembrado? Pois bem. Participar de palestras, semanas acadêmicas, atividades extracurriculares ligadas ao curso te proporcionarão, além de mais conhecimento, o contato com profissionais de renome e que já atuam no mercado profissional. Se fazer presente, mostrar interesse, demonstra que você é um estudante dedicado e que busca estar atualizado e pode gerar oportunidades para parcerias ou até mesmo referências na hora de buscar colocação no mercado de trabalho.

• Professores

Aproxime-se dos professores das áreas que te despertam interesse e procure estreitar a relação. Conheça mais da formação deles, as linhas de pesquisa que desenvolvem e que já atuaram. Seja participativo nas aulas e prestativo. Com certeza, na hora indicar para vagas, eles lembrarão do aluno que mostrou ser proativo e que está disposto a fazer mais do aquilo que é exigido na sala de aula.

• Use a internet

Quer lugar melhor para encontrar e se aproximar de pessoas que a internet? As redes sociais podem ser primeiro passo para conhecer seus colegas, descobrir seus gostos e interesses. Descubra se existe algum grupo no Facebook, por exemplo, que tenha alunos de vários cursos para discutirem sobre o campus, eventos universitários, cursos e afins. Interaja regularmente com seus contatos. E isso quer dizer, não apenas curtir o que publicam. Sempre que possível, comente, debata, puxe assunto e construa um diálogo produtivo.

• Estreitar relações X aproximação por interesse

Cuidado para não confundir Networking com aproximação por interesse. As conexões e possibilidade só se efetivam se forem feitas de forma natural. É preciso se mostrar acessível, sem esperar algo em troca. Para isso, é muito importante que você aja de modo a ser útil e que mantenha a relação de amizade em todos os momentos, não apenas quando você precisa de algo.