Se você é acadêmico, pode ter certeza, será necessário fazer a apresentação de trabalhos, sejam eles individuais ou em grupo. E tão importante quanto ter se dedicado na busca das informações e escrita, está a sua performance diante dos colegas e do professor que estará avaliando o que você explicar.

Por isso, o Blog da Unoesc separou algumas dicas para você fazer bonito na hora da sua apresentação. Confira!

  • Crie um roteiro de apresentação

Antes de tudo, junte o conteúdo que você irá falar e organize-o com uma breve introdução, os objetivos, metodologia, resultados, conclusão e tópicos adicionais.

  • Objetividade e clareza

Determine um tempo para a apresentação. E planeje sua fala de modo que seja clara e objetiva. Falar demais pode confundir os ouvintes, além disso, evite termos de difícil compreensão.

  • A apresentação de slides

Tome cuidado com as apresentações de slides: elas devem servir como um guia do seu trabalho e apresentar pontos chaves e imagens ilustrativas. Não coloque trechos de texto, se você fizer isso, terá que ler as informações e isso torna a apresentação desinteressante.

  • Pratique

Depois que tiver criado o roteiro e organizado a estrutura dos seus slides, treine a apresentação em voz alta repetindo várias vezes. Isso te ajudará a memorizar as informações e permite que você fale com mais naturalidade.

  • Use bem a expressão corporal

– Mantenha a postura correta durante a apresentação. Evite se apoiar ora sobre uma perna, ora sobre outra.

– Não exagere nos movimentos. Os gestos devem ser moderados, acompanhando bem o ritmo da fala.

– Não deixe os braços presos nas costas ou cruzados.

– Sua fisionomia deve ser expressiva e corresponder ao sentimento da mensagem.

– Olhe para seus ouvintes enquanto fala. Por mais que você seja tímido (a), desviar o olhar pode passar a impressão de que você está inseguro e fazer com que percam a atenção no que você está falando.

– Ensaie na frente para o espelho, assim, acompanha sua expressão facial e corporal podendo aperfeiçoar a forma como se posiciona e gesticula enquanto fala.

– Olhe para os ouvintes enquanto fala e perceba como reagem diante da sua mensagem. Assim, eles se sentirão parte do ambiente.

Deixe seu comentário pelo Facebook