Segundo pesquisa do ManPowerGroup, os contadores são alguns dos profissionais mais em falta em 42 países do mundo, a exemplo de Brasil, Canadá, Estados Unidos e Argentina.

Contabilidade é a área do conhecimento responsável pela gestão de receitas e despesas em organizações públicas, privadas ou sem fins lucrativos. Escritórios de contabilidade, indústrias, comércios, órgãos públicos e instituições financeiras são alguns dos locais nos quais o contador pode atuar.

Além de ocupar o cargo de contador nas empresas, o profissional também pode atuar como fiscal, consultor, auditor e perito, entre outras opções, inclusive de forma autônoma.  Se você tem interesse na área, então continue lendo este post. A seguir, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre a graduação em Ciências Contábeis. Vem ver!

O que se estuda na graduação em Ciências Contábeis

Já nos primeiros semestres da graduação em Ciências Contábeis os alunos tem contato com a profissão, seja por disciplinas introdutórias diretas da área ou relacionadas, a exemplo, da Administração, Ambientes Econîmicos, Estatística e Métodos Quantitativos  Contabilidade Básica e Geral e a Disciplina de Práticas Contábeis na qual o aluno já utiliza o sistema de Contabilidade, começando a fazer a  contabilização também por meio digital . Elas abordam conteúdos necessários para a compreensão dos conhecimentos da área de Contabilidade de forma mais dinâmica, possibilitando maior inserção para o atuar no mercado de trabalho na área, desde o início do Curso .

Em seguida, estão as matérias específicas do curso. Contabilidade empresarial, Custos e análise de custos, contabilidade tributária e societária, estrutura das demonstrações contábeis, planejamento e controle orçamentário, perícia, avaliação e arbitragem, auditoria são alguns exemplos.

Quer saber mais? Acesse Ciências Contábeis – matriz curricular.

Estágio obrigatório e trabalho de conclusão de curso

O estágio obrigatório também faz parte da matriz de Ciências Contábeis. Nele, os alunos passam por uma simulação do processo contábil de uma empresa com a supervisão de professores. Os estudantes trabalham desde a constituição da organização até a apresentação de relatórios contábeis de acordo com a legislação brasileira.

Na Unoesc, o estágio está dividido em dois semestres. No primeiro, são abordados temas como: constituição de empresas, planejamento empresarial, controle de estoque e formação do preço de venda.

No segundo semestre, os assuntos são escrituração fiscal e contábil, elaboração de demonstrações contábeis, análise gerencial e financeira de resultados, entre outros. No final do processo, é elaborado o relatório final de estágio.

Ao final da graduação em Ciências Contábeis, o aluno também realiza o trabalho de conclusão de curso (TCC).

Atividades práticas do curso de Ciências Contábeis

A graduação em Ciências Contábeis da Unoesc também tem outro diferencial: atividades práticas para complementar a formação profissional dos alunos. Estudos de empresas da região e de grande porte e visitas técnicas a entidades do cenário econômico nacional são exemplos.

Mas uma das melhores ações de prática profissional da Unoesc é o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) localizado em Joaçaba , Campos Novos, Xanxerê e Chapecó. No NAF, os alunos novamente tem o contato com a prática, lá podem prestar serviços de orientação e verificação de documentos nas áreas contábil e fiscal para pessoas de baixa renda, microempreendedores e microempresas, bem como participam do projeto de realização de Imposto de Renda Pessoa Física, atendendo o público externo.

A graduação em Ciências Contábeis da Unoesc prepara os alunos para atuarem nas diferentes áreas da profissão. Neste post, você conheceu o funcionamento do curso, que é formado por disciplinas introdutórias e específicas, além de atividades práticas.

Entusiasmou-se com o curso de Ciências Contábeis? Caso ainda tenha alguma dúvida, você pode baixar o nosso guia de carreira, com orientações importantes para quem quer escolher a profissão.

Faça o download gratuito do e-book!