Seja na lavoura ou na indústria, o agrônomo é o profissional responsável por estudar, analisar e acompanhar os processos produtivos relacionados ao agronegócio.

As melhores instituições que ofertam o curso de Agronomia ensinam como desempenhar essas atividades de maneira sustentável, sem perder de vista as metas de comercialização. Mas você sabe como funciona o curso de Agronomia? Descubra os detalhes dessa carreira universitária no artigo de hoje!

O que se estuda nas melhores instituições de Agronomia?

Antes de se perguntar quanto custa uma graduação em Agronomia, é importante conhecer a matriz curricular do curso.

O curso de agronomia tem duração de 10 semestres ou 5 anos, ao longo dos quais você adquire os conhecimentos teóricos e as habilidades práticas para atuar profissionalmente na agroindústria.

No primeiro ano, você retoma disciplinas como física, matemática e química com ênfase em sua aplicação à Agronomia. Também é introduzido à metodologia científica, incluindo matérias como estatística básica e biologia celular.

O estudo do solo, suas propriedades e processos de retenção de nutrientes é ensinado em Edafologia. Ainda no segundo ano, você entra em contato com Experimentação Agrícola  e Biotecnologia Vegetal.

No sétimo semestre, você estuda quais são as principais culturas de inverno e verão, sua importância econômica e fases do cultivo. Já em Receituário Agronômico, matéria do 8º semestre, você aprende sobre a legislação de produtos fitossanitários, cuidados no manuseio etc.

No último ano da graduação em Agronomia, o empreendedorismo e a tecnologia entram em cena. Disciplinas como Agricultura de Precisão, Tecnologia Pós-Colheita e Política e Desenvolvimento Rural fazem parte de sua carga horária.

O estudante ainda participa de atividades complementares, estágios supervisionados e elabora um trabalho de conclusão de curso.

Quanto custa uma graduação em Agronomia?

O valor da graduação em Agronomia depende do campus em que o curso é ministrado e quantidade de créditos cursados. Em algumas instituições, você pode obter desconto nas mensalidades se pagar antes da data de vencimento.

Além disso, a forma de ingresso no curso de Agronomia pode ajudá-lo a obter facilidades financeiras, como bolsas de estudo parciais, descontos ou acesso a financiamentos estudantis.

Valor da graduação em Agronomia no mercado de trabalho

Agrônomos estudam as numerosas formas pelas quais as plantas podem ser cultivadas, geneticamente modificadas e utilizadas a nosso favor. O grande valor da graduação em Agronomia é a variedade de ambientes de trabalho que ela promove ao egresso.

É possível trabalhar diretamente nos plantios de fazendas, cooperativas ou cinturões verdes; em multinacionais da área alimentícia ou máquinas agrícolas; em instituições de pesquisa científica, incluindo a criação e melhoria de tecnologias produtivas.

Há ainda a possibilidade de abrir seu próprio negócio, dedicar-se à docência em instituições de ensino superior ou trabalhar como consultor para empresas do segmento de insumos.

Para você ter uma ideia de quanto se ganha, a média salarial de um gerente de produção na agropecuária é de R$ 3.176 por mês. Já diretores de operação e produção podem esperar uma remuneração em torno de R$ 9.959 mensalmente. Esses são apenas alguns dos cargos que o egresso das melhores instituições de Agronomia do país pode ocupar.

Ficou interessado nesta carreira? Baixe o e-book do curso para saber mais!

Nova call to action