O enfermeiro é o profissional responsável por proteger, promover e recuperar a saúde dos pacientes, além de prevenir doenças. Sua carreira apresenta ampla área de atuação.

Este profissional, supervisiona e gerencia equipes de trabalho e participa de procedimentos técnicos, integrando a equipe multidisciplinar de saúde de instituições como hospitais, prontos-socorros, UTIs, clínicas e maternidades.

O enfermeiro também pode oferecer atendimento domiciliar e serviços de assistência à saúde familiar. Educação, consultoria, medicina do trabalho e gestão também são possibilidades para o profissional que conhece os fundamentos de enfermagem.

Se você tem interesse em atuar neste ambiente e gosta de trabalhar com pessoas, o curso de Enfermagem é uma boa opção. Ensino de qualidade, planejamento e dedicação são fundamentais para obter sucesso nessa carreira e o curso de Enfermagem da Unoesc pode ser o ideal para você!

Graduação em Enfermagem na Unoesc

A Unoesc oferece o curso de Enfermagem na modalidade presencial em várias localizações no Oeste de Santa Catarina. O curso tem duração de 10 fases, ou seja, 5 anos.

No início do curso, os alunos da graduação em Enfermagem são apresentados à História da Enfermagem, Saúde Coletiva, Prática de Enfermagem, Farmacologia e Morfofisiologia, por exemplo. À medida que a formação se desenvolve as disciplinas se tornam mais específicas, como Saúde da Criança e do Adolescente, da Mulher, do Adulto e Saúde Mental.

Ainda, a Unoesc se preocupa em introduzir aos seus alunos conceitos de Empreendedorismo, Marketing, Gestão e Bioética, essenciais para o mercado de trabalho! Estas disciplinas são um diferencial do curso e possibilitam ao aluno desenvolver habilidades de comunicação e liderança, além de relações éticas com os pacientes.

Parte prática do curso

A parte prática da graduação em Enfermagem da Unoesc é completa. Os alunos desenvolvem 800 horas de Estágio Supervisionado, ao longo dos 3 últimos semestres. No estágio, os alunos atuam em diversas áreas de assistência à enfermagem, além de elaborar e aplicar um projeto de acordo com as necessidades da área.

A partir da 4ª fase os alunos já iniciam as aulas práticas, participando de atividades em unidades básicas de saúde, hospitais, UPA, CAPS e outros locais de inserção do enfermeiro.

O curso também possui disciplinas de Prática Integrativa em todos os semestres, com o objetivo de integrar o aluno com a comunidade, profissionais de saúde e a própria instituição.

A infraestrutura da universidade é excelente. A Unoesc conta com Ambulatório Multiprofissioal e Laboratórios diversos, como os de Anatomia, Biologia Celular, Farmacologia, Histopatologia, Microbiologia e Técnicas Operatórias.

Carreira e mercado de trabalho

Alguns fatores devem ser considerados ao escolher o curso de Enfermagem: salário, flexibilidade e demanda do mercado de trabalho. De acordo com o Guia de Salários da Catho, a média salarial de um enfermeiro é R$ 3092,89. Ainda, esta carreira possibilita flexibilidade no horário de trabalho, através de plantões, por exemplo.

Atualmente, cerca de 77% dos profissionais de enfermagem no Brasil são técnicos e auxiliares, enquanto os graduados se concentram nas capitais da Região Sudeste. Ainda, a criação de postos de trabalho na área foi a segunda com maior crescimento entre 2009 e 2012.

Viu como o curso de Enfermagem pode ser promissor para você? Acesse nosso site e confira a graduação em Enfermagem da Unoesc em detalhes!

Nova call to action