Diferentes são os motivos que levam um acadêmico a sentir necessidade de mudar de Universidade, entre eles está a distância que dificulta o deslocamento, a insatisfação com o curso, a qualidade do ensino e principalmente o alto valor da mensalidade. Com isso, muitos estudantes optam pela solicitação de transferência, no entanto, outros não sabem como esse processo funciona e nem ao menos têm ideia de que ele existe. Por isso, nesse conteúdo explicaremos como a transferência universitária ocorre. Leia até o fim e sane suas dúvidas!

Como funciona

O estudante que deseja mudar de Universidade, deve antes de tudo solicitar uma transferência junto a instituição em que está matriculado, na área destinada ao atendimento acadêmico. Posteriormente, documentos serão solicitados de acordo com as exigências da Universidade de destino. Na maioria das vezes, solicitam-se documentos pessoais, de matrícula e histórico acadêmico com informações sobre as disciplinas já cursadas e cargas horários concluídas. Ao solicitar transferência para o mesmo curso, o estudante pode aproveitar matérias semelhantes, possibilitando continuar no mesmo período em que estava cursando.

Quem pode solicitar

Qualquer estudante matriculado em uma instituição de Ensino Superior pública ou privada, independente do período matriculado. Em casos de estudantes beneficiados pelo ProUni ou FIES, há regras específicas que podem ser consultadas junto a Universidade antes de efetuar a transferência.

O que deve ser avaliado

É importante ter em mente que a formação universitária impacta fortemente no futuro profissional. Por isso, antes de decidir qual será a Universidade de destino, saiba se ela oferece o melhor para uma formação de qualidade. Além de possuir o curso desejado, a instituição deve contar com espaços para aprendizagem, como laboratórios, biblioteca e salas equipadas. É importante também, que os professores sejam capacitados e possuam total domínio sobre o conteúdo ministrado. Outro ponto que deve ser avaliado é se a universidade oferece oportunidades para seus acadêmicos, como estágios ou intercâmbios.

A Unoesc é um exemplo de Universidade preparada para oferecer o melhor aos seus estudantes. Com espaços bem estruturados, foca diariamente em um ensino de qualidade, diferenciado e exclusivo. Para você que deseja transferir sua matricula para oura instituição, venha para a Unoesc!