Com a chegada do verão, final de ano, viagem de férias, piscina, praia, passeios em locas públicos, muitas pessoas recorrem à prática do exercício físico para poder mostrar um corpo bonito, sarado e acima de tudo, saudável. No entanto, é preciso muito cuidado e procurar profissionais que possam orientar sobre a forma correta e mais adequada de se exercitar. Diante disso, a coordenadora do curso de Educação Física da Unoesc Videira, professora Ederlei Aparecida Zago, mestre em Ciências da Saúde Humana comenta o assunto. Confira:

Importância

Atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas executam e que promove gasto de energia e alterações do organismo, por meio de atividades que envolvem movimentos corporais, além de atividades mentais e sociais.

Além disso, a prática regular de exercício físico, que são atividades monitoradas e elaboradas a partir de uma avaliação do estado de saúde do indivíduo, contribui para controlar o sobrepeso corporal ou a obesidade, a hipertensão arterial sistêmica, diminuir o estresse, aumentar o colesterol bom (HDL) e favorece o controle de açúcar no sangue. Para atender a esses objetivos, o indivíduo pode exceder a recomendação mínima, realizando mais que 30 minutos de exercício físico diariamente.

Exercícios mais indicados

O recomendado são exercícios que movimentem grandes grupos musculares, como caminhada ou corrida, ciclismo, natação. Não se pode esquecer que o fortalecimento muscular é importante e deve ser feito pelo menos duas vezes por semana. Ao final da sessão de exercícios, deve se realizar exercícios de alongamento, que contribuirão para a recuperação da musculatura e para aumentar a flexibilidade articular.

Por fim a professora ressalta que  a associação entre exercícios físicos e atividades físicas, ambos orientados por um profissional de Educação Física, trazem importantes benefícios à saúde física e mental e como consequência a melhoria da qualidade de vida.

*Texto com a colaboração: professora Ederlei Aparecida Zago Mestre em Ciências da Saúde Humana – Cref 000046/G Coordenadora e professora do curso de Educação Física da Unoesc Videira

 

Deixe seu comentário pelo Facebook