A vida acadêmica nos reserva um longo caminho de descobertas e conhecimentos. Após o período da adaptação, depois de conhecer melhor o curso, a estrutura da sua universidade e descobrir como conciliar a vida pessoal, o trabalho e os estudos, chega um momento em que queremos apenas uma coisa: férias!

De fato, o semestre pode parecer mais longo e cansativo do que realmente é. As matérias acumuladas, as provas, livros e artigos que surgem no decorrer do curso vão nos deixando propensos a uma pausa de descanso merecida.

No entanto, até as férias precisam ser pensadas e planejadas, para que não seja “desperdiçado” um tempo precioso em que podemos pôr em dia tarefas acumuladas, dar atenção às atividades que durante o semestre não conseguimos nos dedicar e é claro otimizar o tempo para que esses dias sejam realmente de descanso e reposição de energia. Confira abaixo algumas dicas para fazer com que suas férias sejam mais do que dormir até tarde e maratonar as séries atrasadas:

Atualiza seu currículo

Qual foi a última vez que você atualizou seu currículo? Pois é, durante o semestre temos tantas outras obrigações que deixamos de lado essa tarefa, então tire um tempo para isso, não se esqueça de atualizar as redes sociais também, muitas empresas pesquisam seu perfil nas redes antes de contratá-lo.  Além disso vale lembrar que durante as férias muitas universidades oferecem palestras eventos e cursos de extensão essa é uma ótima oportunidade de incrementar seu currículo. Outra boa dica e dar uma revisada naquele trabalho bacana que você escreveu e foi elogiado pelos professores, que tal transformar num artigo? Se já tem um artigo pronto talvez seja uma boa hora para submetê-lo à uma revista ou congresso acadêmico?

Pesquise sobre o Mercado de Trabalho

Utilizar seu tempo livre para se apropriar da área em que está estudando é uma ótima oportunidade de não fazer feio quando surgir aquela entrevista de emprego, por isso pesquise sobre o mercado de trabalho da sua área, leia artigos e matérias sobre as descobertas e inovações que estão acontecendo nesse campo, se inteire sobre as tendências, converse com profissionais e fique por dentro da profissão que pretende ser formar.

Voluntarie-se

Ajudar nunca é demais, então realizar algum trabalho voluntário durante as férias não é só um ato humanitário como também uma maneira de se desligar dos problemas internos e voltar o olhar para o outro. Ajude uma ONG animal, faça atividades com crianças carentes, idosos, auxilie em algum programa comunitário. Não basta ser um bom profissional é preciso ter um diferencial e a solidariedade faz toda a diferença.

Faça algo novo

Aprender a tocar violão? Pode! Pintar uma tela? Claro! Fazer parte de uma peça de teatro? Com certeza! Não há limites para o que você deseja fazer, desde aprender a cozinhar a fazer artesanato, aproveite para pensar “fora da caixinha”, use suas férias para fazer algo que sempre quis, mas nunca teve tempo!

Relaxe!

E finalmente, descanse, sim, esse é o objetivo primordial das férias. Durma até mais tarde, leia um livro pelo simples prazer de ler, encontre seus amigos, maratone suas séries preferidas, faça algo que te de prazer.