Algumas pessoas perguntam o que é realmente esse profissional denominado COACH e que está cada vez mais presente no cenário empresarial e quem vai explicar um pouco mais sobre o assunto é o professor da Unoesc e também profissional dessa área Wilson de Paula. Acompanhe:

Quando você escuta a palavra “treinador”, muitas vezes associa ao profissional melhora o desempenho de alguém dentro de uma atividade esportiva. O Coach, não deixa de ser um “treinador” aplicando técnicas para melhorar o desempenho de uma pessoa ou de uma empresa para alcance de resultados. Esse profissional, tem como seu principal objetivo, dar suporte e ferramentas para que os objetivos e metas sejam alcançados mais rapidamente. Ele também proporciona muita reflexão e autoconhecimento em toda essa jornada.

Quando se mistura o conceito de liderança com o de Coaching, o assunto fica ainda mais interessante.Imagine um líder usando técnicas de Coach para fazer com que a sua equipe trabalhe de forma alinhada e proporcione melhores resultados.

Através de técnicas esse líder, melhora o seu poder de influenciar pessoas, desenvolve seus liderados, estabelece relações duradouras, identifica variados formatos de feedback, respeita a individualidade pessoal e melhora o desempenho da equipe.

Deixa de lado muitas questões do passado e trabalha fortemente novos hábitos para ganhos futuros. O mais importante de tudo isso, é que diferentemente de um consultor, o Líder Coach não apresenta a solução pronta para seu liderado, eles constroem juntos pelas competências e habilidades identificadas de cada membro da sua equipe.

Essas soluções acompanhadas e supervisionadas por esse Líder proporcionam avanços e melhores desempenhos nessas novas equipes. O Líder Coach traz muita reflexão, novos hábitos, novas habilidades, motivação para agir, quebra de paradigma e desperta em seu liderado, que suas ações, comportamentos e atitudes cotidianas influenciam seu sucesso ou fracasso futuro.

Texto extraído do Linked In   

Wilson de Paula – Profissional de Coach, Consultor, Empresário e professor Universitário.

Deixe seu comentário pelo Facebook