Coisas da “modernidade”. Ou da “era tecnológica”, para usar um termo mais atualizado. O certo é que há termos que ouvimos muito falar e acabamos assimilando como se soubéssemos do que se trata. Pensamos sobre isso enquanto pesquisávamos informações a respeito do curso tecnólogo inédito no Brasil que a Unoesc está oferecendo: Ciências de Dados e Inteligência Artificial. Para entender melhor do que se trata, conversamos com o professor Jean Prigol, que coordena o curso na Unoesc Joaçaba:

A definição para Ciência de Dados é ampla e pode-se afirmar que ela abrange a preparação, limpeza e manipulação destes dados, seja para transformá-los em informação por meio de gráficos, seja para dar suporte a um storytelling. Além disso, o cientista de dados pode coletar e analisar dados de diversas fontes com a websmartphonesapp e sensores.

Segundo o professor, em tempos de Big Data (grande quantidade de dados), as possibilidades de obtenção, análise e transformação de valor destes dados são inúmeras. De acordo com Prigol, o cientista de dados irá aprender a utilizar a programação para implementação de algoritmos no tratamento de dados e análise inteligente. Além de utilizar e implementar técnicas de cloud computing e Big Data, para obtenção e tratamento de dados. Isso pode auxiliar no processo de coleta e análise de dados, o Business Intelligence também está inserido como as habilidades relacionadas à gestão de negócios do futuro graduado.

A Inteligência Artificial (IA) é um campo da ciência que estuda, desenvolve algoritmos para possibilitar que máquinas e equipamentos, possam desenvolver tarefas e auxiliar o dia a dia do ser humano.  Utilizamos diariamente em nossos smartphones a IA em nosso benefício, seja no ajuste automático para captura de imagens ou nos assistentes de voz.

Jean nos explica que a Inteligência Artificial pode ser aplicada em diversos sistemas computacionais de pequeno porte, em aplicativos, para melhorar a experiência do usuário ou mesmo na indústria, que hoje vive a 4ª Revolução Industrial onde há necessidade de otimizar e melhorar a eficiência de processos. Como podemos perceber, há um campo muito vasto de atuação para este profissional, pois as empresas de Tecnologia da Informação (TI), necessitam cada vez de pessoas com conhecimentos de programação.

Na era dos dados é preciso transformá-los em valor para a empresa e aplicar técnicas de Inteligência Artificial para aprimorar as tomadas de decisões, melhorando processos e tornando a empresa mais competitiva. Atualmente as empresas que atuam na área de TI, desenvolvendo apps, sistemas web, contratam este profissional, seja na modalidade presencial ou home office. Também podendo trabalhar em qualquer outro tipo de empresa que deseja organizar o armazenamento de dados, ou realizar estudos e coleta de dados para ampliar seus negócios.

O curso Tecnólogo em Ciências de Dados e Inteligência Artificial é oferecido em turno especial, ou seja, as aulas acontecem nas sextas-feiras à noite e nos sábados durante o dia, de forma integral. São dois módulos a cada semestre e em cada um destes, o acadêmico cursa dois componentes curriculares (disciplinas), em média.

A vantagem neste sistema é que o estudante cursa um número reduzido de disciplinas em paralelo, facilitando a aprendizagem. Em dois anos e meio, o estudante concluirá seu curso de nível superior. Ainda temos as certificações, ao fim do 1° ano, o aluno receberá uma Certificação em Data Science, e ao final do 2° ano, a Certificação em Business Intelligence, deste modo proporcionará uma agilidade maior na entrado para o mercado de trabalho.

Em Xanxerê, o curso é coordenado pelo professor Claudio Luiz Orço; em Videira pelo professor Fabiano de Oliveira Wonzoski  e em Chapecó pelo professor Tiago Zonta.  Os interessados podem fazer sua inscrição no site da Unoesc, por meio do processo seletivo, sem a necessidade de realização de prova, apenas a análise do histórico escolar do Ensino Médio ou a nota do ENEM.