Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia”, dizia Lulu Santos de 1983. Aqueles que estavam nos seus Vinte e Poucos Anos, como na música de Fábio Júnior, de 1979, hoje estão vivendo a Terceira Idade ou Melhor Idade no lançamento destes sucessos da Música Popular Brasileira (MPB). Estas pessoas antes estavam “condenadas” a ficar em casa, esperando o que era considerado “o fim da vida” chegar. Mas isso ficou no passado. Avançar dos 60 anos passou a representar uma oportunidade. Tanto em certas carreiras do chamado Mercado de Trabalho quanto na construção do conhecimento. Aprender não tem idade e a idade não limita os sonhos.

A Unoesc possui programas de Extensão construídos pensando justamente na inclusão dos Idosos, como este público é chamado. São desenvolvidas com eles atividades extracurriculares ofertadas pela universidade e entidades parceiras, por meio de seminários, workshops, palestras, jornadas, exposições, apresentações e lives. Em Capinzal, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Pinhalzinho, Maravilha, Videira e Campos Novos, tem o nome de Universidade da Terceira Idade (UNITI). Em Chapecó e Xanxerê se chama Universidade da Melhor Idade (UMIC e UNIX). Os programas recebem pessoas a partir dos 50 anos.

Formatura UMIC

Em tempos de pandemia, como se pode imaginar, as atividades acabaram sendo suspensas, pois estamos falando do que se convencionou chamar, desde o início, de um grupo de risco para o contágio da Covid-19.  Ainda não podemos dizer que acabou, até mesmo porque se trata de um vírus, então teremos que aprender a conviver e controlar a sua disseminação/contágio.

Como ensina a música que começa este texto, nada será como antes, mas a vida vai continuar e voltaremos a nos encontrar. Provavelmente teremos alguns cuidados em não participar de eventos com grandes públicos. Talvez até mesmo estes devam ser reinventados ou readaptados a novos paradigmas.

Mas a boa notícia é que esta volta está começando a acontecer, aos poucos, para estes grupos da Terceira – ou Melhor Idade da Unoesc. Em Chapecó, no dia 25 de setembro, aconteceu a formatura da 6ª turma da UMIC, depois de diversos adiamentos, em virtude do contexto da pandemia. Foi uma noite de alegria e reencontros. Ao todo, em 10 anos de atividade, já se formaram aproximadamente 500 idosos.

Aula inaugural Plena aos 60

Em São Miguel do Oeste, a partir de setembro, está acontecendo uma atividade chamada Plena aos 60. Inicialmente com a palestra “Acolhendo a sua imagem com amor e humor”, ministrada pelo professor, doutor Ricardo Niquetti, seguida de uma conversa com a nutricionista Liziane Frantz sobre emagrecimento saudável aos 60. Nos próximos meses, estão previstas palestras sobre Tricologia capilar: os cuidados com o cabelo maduroNa era digital aos 60Pele saudável sempre: os cuidados com a pele longevaTendências da moda para mulheres 60+ e muito mais.

Em Xanxerê, a UMIX tem desenvolvido atividades on-line com foco no cuidado da saúde mental das pessoas idosas. Como se pode ver, a tendência é que as atividades voltem, com todos os cuidados que devem ser respeitados – uso de máscaras, higienização das mãos a cada novo objeto tocado e distanciamento social.