A Unoesc oferece duas opções de cursos técnicos: Técnico em Enfermagem – Joaçaba e São Miguel do Oeste – e Técnico em Vendas – Chapecó e Xanxerê. Os Técnicos são cursos de formação profissional de nível médio, desta forma, é possível cursar ao mesmo tempo o nível médio regular. Para se matricular, basta acessar o site cursostecnicos.unoesc.edu.br e lá fazer a sua opção pelo curso e município de preferência. As aulas serão presenciais e noturnas e a inscrição é gratuita e online. Para isso será preciso enviar uma foto/scanner do histórico escolar – parcial ou completo – do Ensino Médio, número do RG e do CPF.  Conversamos com a professora Marcia Terezinha da Rocha Restelatto, coordenadora do Técnico em Enfermagem na Unoesc Joaçaba. Ela nos informa que o curso terá dois anos de duração e para se matricular é preciso apresentar o certificado de conclusão do ensino médio ou estar cursando o segundo ano.

Durante o curso, o estudante tem contato com disciplinas como Anatomia, Bioquímica/Biofísica, Farmacologia e outras especificas. O Curso Técnico é mais voltado para aprender procedimentos práticos, permitindo que o Técnico em Enfermagem atue em clínicas e em hospitais, lidando com pacientes de média e alta complexidade, podendo atuar em UTIs, centros cirúrgicos e obstétricos, unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, e outras atividades.

A professora Márcia esclarece que o Técnico em Enfermagem poderá trabalhar como Agente Comunitário de Saúde ou Cuidador de idoso. Já o profissional Enfermeiro – com nível superior em Enfermagem – pode atuar no gerenciamento de equipes e elaboração de políticas públicas de saúde e dá outros detalhes:

Entre as atuações regulamentadas pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) estão: Enfermagem geral, Pesquisa clínica, Ensino, Gestão da qualidade, Gestão de projetos, Enfermagem pediátrica, Enfermagem de resgate, Enfermagem do trabalho, Enfermagem geriátrica, Enfermagem médico-cirúrgica, Enfermagem obstétrica, Enfermagem psiquiátrica, Enfermagem de saúde pública são mais de oitenta opções de campo e atuação. Além da área de cuidados com a saúde coletiva e individual, a Enfermagem ainda oferece um setor de atuação na gestão, além de ensino e pesquisa.

A pandemia do Covid-19 permitiu à população perceber a importância dos profissionais da saúde. A professora destaca neste período a necessidade de adaptabilidade às mudanças e situações inesperadas, manter o equilíbrio emocional e garantir que o paciente receba a melhor assistência de saúde. A carreira de quem escolhe esse ramo envolve muito mais do que apenas administrar remédios e fazer curativos nas pessoas.

O grande objetivo do Enfermeiro é cuidar do estado de saúde e da integridade física do paciente, promovendo conforto e bem-estar ao longo de todo o tratamento. Entre as suas inúmeras funções estão o cuidado geral com o paciente, a higiene e a alimentação, administração de medicamentos, realização de curativos, coleta de dados sobre o estado de saúde dos pacientes e a comunicação entre eles e os médicos.

O Técnico em Vendas é um curso mais curto, de apenas um ano. Para se matricular, será necessário o certificado de conclusão do ensino médio ou estar frequentando a terceira série. A coordenadora do curso Técnico em Vendas de Chapecó, Francielle Mafesoni dos Santos, nos contou que o curso não prepara apenas para vender.

O profissional Técnico em Vendas irá conhecer outras áreas da empresa, desenvolvendo também uma visão sistêmica de negócio, e saberá também como sugerir mudanças nos rumos de trabalho, saberá como argumentar com os gestores, sugerir melhorias.

Francielle completa, dizendo que, para ser um bom profissional de vendas, ele precisará conhecer o mercado como um todo, ter visão sistêmica da organização, de ferramentas de gestão, bem como entender sobre as tendências, estar atento e atualizado com informações da sua região, do seu segmento de atuação e principalmente conhecer muito e aplicar muito bem as técnicas para se relacionar e convencer clientes de forma eficiente e eficaz.

Ao longo do curso, quando o aluno conclui algumas disciplinas ele obtém um certificado intermediário que comprova determinadas habilidades e competências que o torna apto a aplicá-las profissionalmente. Isso possibilidade que o aluno já possa ingressar no mercado de trabalho de forma mais rápida e demonstrando que ele está apto e exercer determinada atividade mesmo antes da conclusão do curso técnico.

Ele pode ser um profissional autônomo que queria expandir vendas na internet, ou também poderá atuar em diversas organizações públicas ou privadas   que comercializem produtos e serviços de diversos segmentos.