A Associação Brasileira de Podcasters (ABPod) divulgou, em 2020, que havia mais de 2 mil programas ativos de podcasts no país. O termo Personal on Demand (PoD) na tradução literal, pessoal sob demanda, e Broadcast (radiodifusão), já mostrando quais seriam os métodos de distribuição desse tipo de conteúdo.

Podcast é como um programa de rádio ou TV. Ele conta uma história, uma notícia, fala de política, saúde, questões sociais, mundo pop, universo geek, histórias da vida real, e até mesmo pode ser o canal e comunicação de um curso de graduação. Pois é o que vem acontecendo desde o mês de julho. O curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc Joaçaba tem usado esta ferramenta para falar sobre marketing e propaganda. O professor e coordenador do curso, Paulo Santos, conduz a conversa com um profissional diferente a cada semana:

 

A ideia deste podcast é basicamete entrevistar profissionais formados na área de marketing e propaganda do Brasil e do mundo inteiro para entender um pouquinho esse cenário pós-pandemia se aquecendo com esse nosso cenário do marketing e propaganda; Já foram feitos podcasts om profissionais da área digital, da área de produção audiovisual e das mais diversas áreas dentro deste grande guarda-chuvas que é o marketing.

 

 

 

 

Já se contam treze programas – ou podcasts – disponíveis no canal do Youtube do curso de Publicidade e Propaganda. Logo na estreia, o publicitário Jorge Manfrini – presidente Grupo de Mídia SC. Na semana seguinte, o CEO da Agência Fullgaz, de Joaçaba, e presidente do SINAPRO –SC, Elanderson Correa foi o entrevistado. No dia 23 de julho, Paulo Santos conversou com Silvano Silva – presidente da ACAERT-SC.

Lá no Youtube do curso de PP da Unoesc você ainda ouve as conversas com Rafael Terra, daFabulosa Ideia; Felipe Morais,  Informação Digital; Zeca Martins, que é Redator Publicitário, Reinaldo Valdez, Diretor do SBT-SC para o mercado internacional; Vitor Vizeu,  da Chico Rei; Dado Schneider, criador da marca Claro e palestrante; Josielly Guimarães, que trabalha com Neuromarketing e Neurovendas; André Lopes da Agência Corebiz e a dupla Cristiano Pinheiro e Mariano Alvarez, produtores musicais na Punch Audio. Na sessão de sexta-feira (01), o coordenador do curso de PP conversou com Thiago Martins, do Marketing sem Gravata. Paulinho, deixa a dica:

 

A Advertalk é uma websérie e um podcast que vai ao ar toda sexta-feira, ao vivo, às 16h. Depois o áudio fica disponível no spotfy do curso de Publicidade e Propaganda toda terça e roda na Unoesc FM na terça-feira, às 17h e no sábado ás 11h.