Há muitas possibilidades para o uso de uma biblioteca. A vida no campus passa muito por ela. Basta perder o medo de usá-la. Todos nós conhecemos alguém que não entra nem amarrado porque imagina que uma força o obrigará a ler e depois entregar uma ficha de leitura valendo nota. A descrição pode ser exagerada, mas certamente retrata uma parte dos estudantes.

Precisamos desmistificar este espaço. Primeiramente, atualizando a noção do que é uma biblioteca. Há mais que livros dentro deste universo. Na Biblioteca da Unoesc, por exemplo, há também um lugar reservado para o descanso, com sofás e pufs. Há computadores disponíveis para estudo no local, além de mesas, caso prefira levar o seu próprio notebook. Tem estudante que passa o dia na universidade e, entre uma aula e outra, aproveita para rever o conteúdo antes da aula, estudar para prova, ler, fazer trabalho para algum componente curricular, ou simplesmente relaxar lendo as notícias do dia ou o que for. Há também salas separadas, caso um grupo de acadêmicos precise fazer uma reunião ou trabalhos, com a vantagem de os livros estarem próximos, caso haja a necessidade de se consultar algum volume para acrescentar aquela informação que ficou faltando.

Com o avanço da vacinação, possibilitou-se o retorno das exposições eventuais e os estudantes estão perdendo o medo de voltar a frequentar a universidade e outros espaços públicos – ainda com todos os protocolos sanitários que pedem que as pessoas mantenham o uso de máscaras e limpem as mãos com álcool depois de manipular qualquer material.

Para fazer a consulta ao acervo, é muito simples.  Nós vamos te explicar passo a passo. Inicialmente, você precisa acessar o site da Unoesc.

Na aba principal tem o item Biblioteca. Clicando ali você vai ter uma ampla lista de opções. Você pode, por exemplo, optar por Consulta ao acervo. Lá dentro você escreve o nome do autor, o título da obra ou até o assunto que está procurando. Depois disso, vá em pesquisar.

Na sequência aparecerá tudo que a biblioteca dispõe referente à sua pesquisa.  Você poderá filtrar por ano, pelo título, formato, pelo local onde encontrar a obra, na barra lateral ao resultado da pesquisa. Mas também pode definir previamente estas preferências.

Há três guias à direita, onde você pode optar por qual das bibliotecas você deseja consultar; o tipo de obra (livro, periódico, folheto…) e qual a coleção você deseja consultar, podendo optar também por dissertações e outros itens.

O Pergamun é o sistema de bibliotecas mais utilizado no Brasil que possibilita inclusive a troca de acervos entre as instituições. Desta forma, você verá uma aba que possibilite esta consulta de materiais de maneira remota, podendo acessar o documento completo. São muitas as possibilidades para os pesquisadores e acadêmicos em geral.

Se não for interagir com o espaço, sendo universitário, você vai precisar acessar os livros. Não sei se já te contaram, mas no mesmo lugar onde você acessa o Acervo da Biblioteca, você também tem à disposição livros, teses, trabalhos acadêmicos, tudo online, caso prefira estudar em casa.  De qualquer forma, ela está aberta desde às 7h30 até as 22h, com intervalos entre as 11h e as 13h e entre as 17h e as 18h. Está aberta a toda a comunidade que se interessar em utilizar o espaço.