Estudantes que queiram concorrer a uma bolsa de estudos do Uniedu devem fazer o seu cadastramento até segunda-feira (23). Para isso, devem acessar o site, fazer o cadastro, preencher o formulário socioeconômico e anexar os arquivos solicitados.

De acordo com o decreto n. 1.094, de 11 de janeiro de 2021, que altera o decreto n. 470, de 2020, o benefício é concedido sobre o valor da mensalidade, observando o índice de carência. O aluno economicamente carente, com deficiência ou que tiver atestada a sua invalidez permanente receberá bolsa de estudo ou de pesquisa para o pagamento integral das mensalidades.

Para a obtenção da bolsa de pesquisa, é preciso seguir alguns critérios como:

• Comprovação do número de pessoas dentro do grupo familiar e a renda mensal;
  • Situação de desemprego do aluno e/ou responsável legal;
  • Gastos familiares mensais com habitação e educação, transporte coletivo e com tratamento de doença crônica, no caso de o estudante ser deficiente.
  • Comprovar o desempenho escolar no semestre letivo antecedente, para alunos matriculados a partir da segunda fase da graduação de nível superior, ou histórico escolar do Ensino Médio para os calouros regularmente matriculados.

Depois disso, o pretendente à bolsa deve apresentar:

• Declaração de imposto de renda (do aluno, do responsável legal e dos que integrem a renda familiar) ou negativa da Receita Federal;
  • Documentos de identificação dos membros do grupo familiar dele economicamente dependentes;
  • Cópia do contrato social e o balanço financeiro da empresa, se empresário ou dependente deste;
  • Documentos de comprovação do Patrimônio Familiar (considerando aqui somente o valor já quitado dos bens) e do Patrimônio Empresarial (equivalente à participação do integrante do grupo familiar no patrimônio líquido da empresa).
  • Em caso de dependência econômica, a declaração de valor, em moeda corrente, lavrada por sindicato de trabalhadores rurais, colônia de pescadores ou entes afins, da média de produção de agricultor ou pescador;
  • Requerimento do aluno pretendente que justifique o pedido de bolsa de estudo ou bolsa de pesquisa e o termo de adesão ao programa ou projeto de extensão de caráter social.

O mesmo processo é válido para acadêmicos que já se cadastraram no Uniedu anteriormente, havendo a necessidade de realizar o recadastro na plataforma com dados e documentos atualizados.

Fique atento, o prazo para cadastro/recadastro é só até o dia 23 de agosto de 2021 (segunda-feira).