A saúde é sempre foi considerada assunto fundamental. Temos certeza disso principalmente quando vivemos uma pandemia – que já vai para o 17º mês, se levarmos em conta os casos relatados no Brasil. Você já pensou como deve ser gerenciar um hospital? Definir os fluxos, as contratações, formas de atender aos pacientes da forma mais digna possível…

Para se definir um gestor hospitalar, temos que pensar em algumas habilidades comportamentais devem ser inerentes para que ele lide da melhor maneira diante das situações, especialmente as novas ou inesperadas.

Quem nos relata é a professora Lisandra Antunes de Oliveira, coordenadora do curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste e professora da Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Gestão Hospitalar, oferecida pela Unoesc EaD. Ela diz que, entre as habilidades desejáveis para esta atividade, estão a flexibilidade, a proatividade, a empatia, o espírito de liderança e a resiliência.

Para gerenciar com eficácia um setor de Hotelaria Hospitalar, por exemplo, um gestor deve ter uma visão voltada a prestação do melhor atendimento aos pacientes e familiares. Com tecnologias avançadas, aumento da concorrência e maior poder de informação.

,Lisandra afirma que os pacientes buscam conforto e humanização nos atendimentos médicos. Este é um dos fatores que mais geram críticas dos usuários. O gestor é quem determina como o hospital deve ser utilizado, aplica a sinalização adequada em corredores e salas e define a quantidade de médicos, enfermeiros e demais profissionais que poderão atender.

Um profissional que assume a gestão de uma instituição clínica tem atividades administrativas baseadas nas informações repassadas pelos setores. Com base nelas, ele toma decisões importantes e modifica processos ou aperfeiçoa serviços, prepara profissionais aptos para administrar hospitais, clínicas médicas e laboratórios.

Para que a gestão hospitalar funcione de maneira eficaz e eficiente, a professora Lisandra conta que é necessário que se realize um planejamento estratégico que possa nortear os processos financeiros, os recursos humanos, a produção e até mesmo as ações de marketing.

 

PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM GESTÃO HOSPITALAR

O mercado de trabalho na área de Gestão Hospitalar, cada vez mais está aberto à profissionais bem qualificados e com amplo conhecimento sobre o gerenciamento de centros de saúde e hospitais públicos e privados de pequeno, médio e grande porte.Quem faz um curso de gestão hospitalar, além de se capacitar profissionalmente na área da saúde e prestar um serviço essencial no mercado de trabalho, adquire o conhecimento técnico necessário para gerir todos os setores de forma impecável.

Essa área envolve o gerenciamento de recursos, de pessoas e de atividades das mais diversas. Assim, é possível cuidar da saúde dos pacientes e garantir o alcance dos resultados estratégicos. Para quem gosta da área e quer ter um cargo de administração, essa é a opção perfeita.

Lisandra ainda relata que o  curso mescla disciplinas das áreas de saúde e de administração. Matemática, Contabilidade, Custos Hospitalares, Economia e Informática em Saúde, estão entre as matérias mais gerais. O currículo inclui, ainda, Qualidade de atendimento, Hotelaria hospitalar, Legislação em saúde e Marketing.

Além disso, ainda oferecemos as disciplinas diferenciais de Saúde e Ética;  Pensamento Estratégico;  Gestão da Qualidade e Certificação em Serviços de Saúde;  Gestão de Apoio e Serviços Técnicos;  Fundamentos do Processo Administrativo; Gestão de Pessoas;  Gestão de Marketing Hospitalar e Políticas Públicas.

O curso é oferecido a profissionais de qualquer área do conhecimento, que trabalham ou desejam trabalhar nas organizações de saúde. Empresários, diretores, gerentes, gestores e que querem aprofundar seus conhecimentos sobre gestão hospitalar.

 

PÓS-GRADUAÇÃO UNOESC EAD

Os cursos de especialização da Unoesc EAD são desenvolvidos em 360 horas-aula, podendo ser concluídos em 8 meses. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no final, é opcional. Além disso, o curso é oferecido em Ambiente Virtual diferenciado que promove a interação, com metodologias de aprendizagem inovadoras. Todo o corpo docente tem experiência na área em que ministra a aula.

Os cursos são oferecidos totalmente de forma on-line, sem a necessidade de encontros presenciais. As aulas são realizadas ao vivo com o professor e colegas da turma e caso não consiga participar, você poderá assistir à gravação depois. A Unoesc está presente no programa de Mobilidade Virtual e-Movies, onde você pode cursar componentes em instituições estrangeiras e ampliar os horizontes para a construção do seu conhecimento. Inscreva-se já!