O ser humano é uma das máquinas mais complexas de que se tem notícias. A ciência se manifesta nas descobertas do corpo e da mente humana. Cabe a cada um administrar a consciência, os sentimentos e angústias. Fácil entender por que a psicologia precisa de tantos ramos.

Hoje conversamos com a professora Lisandra Antunes de Oliveira, coordenadora do Curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste e professora da Pós-graduação em Psicologia Humanística, oferecida pela Unoesc EaD, sobre esta área. Ela conta que esta é a perspectiva da psicologia que se apoia na crença de que os seres humanos, como indivíduos, são seres únicos e devem ser reconhecidos e tratados como tal por psicólogos e psiquiatras.

A Psicologia Humanista é uma abordagem terapêutica que abrange uma visão integral – holística – do ser humano. O movimento humanista compreende que a intervenção psicoterápica deve ser feita com foco na percepção dos desejos de autorealização das pessoas.

Isso significa dizer que a Psicologia Humanista enfatiza o livre-arbítrio e a autorealização. Ou seja, em vez de se concentrar na disfunção, essa área da psicologia se concentra em ajudar as pessoas a realizar seu potencial e maximizar seu bem-estar.

O humanismo propõe uma abordagem terapêutica não diretiva e centrada na pessoa. Parte-se do pressuposto de que é o indivíduo que possui a responsabilidade pela condução e pelo sucesso do tratamento.

Dessa forma, o grande diferencial deste tratamento, considerado como uma abordagem otimista, de acordo com a professora Lisandra, é o foco da psicoterapia não estar no diagnóstico, nem nas técnicas psicoterápicas, mas nas vivências da pessoa em suas relações.

HISTÓRIA

O Humanismo foi um movimento intelectual que surgiu no século XV – uma postura filosófica, moral, ética e cultural, com uma visão progressista. Os humanistas não acreditavam em entidades sobrenaturais, o que denotava uma ruptura com os preceitos da Idade Média. Foi um marco na transição para o Renascimento. A partir desse período, os conceitos passaram a ser admitidos somente após comprovação científica. Dando, com isso, à ciência, um valor fundamental.

As teorias humanistas centram o seu estudo na particularidade de cada ser humano, na complexidade e singularidade de cada pessoa, nos seus motivos e interesses. O foco desta abordagem não está no ensino em si mesmo, mas na aprendizagem numa perspectiva de desenvolvimento da pessoa humana. Em um sentido amplo, humanismo significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo.

Podemos destacar, na Literatura desse período, A Divina Comedia (Dante Alighieri), Decameron (Giovanni Bocaccio), nas artes, obras como a Mona Lisa (Leonardo Da Vinci), e na escultura, La Pietá (Michelangelo) e Davi (Donatello).

PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM PSICOLOGIA CLÍNICA HUMANISTA

A Pós-graduação em Psicologia Humanística, oferecida pela Unoesc EaD, tem como objetivo capacitar os psicólogos para atendimentos clínicos e desenvolver habilidades para atuarem no universo das relações interpessoais. Eles deverão, ao final do curso, entender e formular conceitos para a compreensão da dinâmica relacional complexa da sociedade e conhecer melhor práticas de psicologia humanista.

Esta Pós-graduação deve proporcionar a construção do conhecimento nas diversas áreas de atuação no enfoque da Psicologia Humanista, além de ressaltar a importância de uma visão humanista como fundamento no desenvolvimento das inter-relações sociais, assim como a integração das diferentes formas de atuar.

O campo de trabalho para psicólogos que optarem por essa área é bastante vasto. Incluem-se os atendimentos clínicos, Hospitalar, Organizacional, Políticas Públicas da Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Pública, Jurídica e tantos outros.

A professora Lisandar ainda nos traz outra forma de aplicação deste modelo. Ela nos conta que nos modelos educacionais atuais, há uma tendência à Educação Humanista. Estas escolas respeitam a individualidade dos estudantes e oferecem ferramentas para sua autonomia. Além disso, o professor atua como mediador do conhecimento, propondo desafios aos alunos.

PÓS-GRADUAÇÃO UNOESC EAD

Os cursos de especialização da Unoesc EAD são desenvolvidos em 360 horas-aula, podendo ser concluídos em 8 meses. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no final, é opcional. Além disso, o curso é oferecido em Ambiente Virtual diferenciado que promove a interação, com metodologias de aprendizagem inovadoras. Todo o corpo docente tem experiência na área em que ministra a aula.

Os cursos são oferecidos totalmente de forma on-line, sem a necessidade de encontros presenciais. As aulas são realizadas ao vivo com o professor e colegas da turma e caso não consiga participar, você poderá assistir à gravação depois. A Unoesc está presente no programa de Mobilidade Virtual e-Movies, onde você pode cursar componentes em instituições estrangeiras e ampliar os horizontes para a construção do seu conhecimento. Inscreva-se já!