A demanda cada vez mais alta de trabalho, a necessidade de estarmos sempre informados sobre os acontecimentos cotidianos, demandas profissionais, atualizações, tudo isso acaba gerando ansiedade, angústia, dificuldade de concentração, tristeza, falta de paciência com os colegas de trabalho, e outros males. Muitos ignoraram estes sentimentos, às vezes até por medo de lhes dar nomes.  No entanto, estes podem tratar procurando a ajuda de um psicanalista.

A Psicanálise é um tipo de psicoterapia, desenvolvida no século XIX pelo médico alemão Sigmund Freud. Serve para ajudar as pessoas a entenderem melhor seus sentimentos e emoções, ajuda na identificação de como o inconsciente influencia os pensamentos e ações no dia-a-dia.

Quem nos explica melhor como funciona esta área de tratamento é a professora Lisandra Antunes de Oliveira, coordenadora do curso de Graduação em Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste e também do curso de Pós-graduação em Psicanálise oferecido pela Unoesc EAD. Ela conta que a Psicanálise pode identificar doenças e transtornos mentais, tais como: transtornos neuróticos, transtorno de ansiedade, transtorno depressivo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDIAH), etc.

A Psicanálise foi fundada por Sigmund Freud, e é um campo de investigação teórica e clínica da psique humana, ou em outras palavras, é o campo de estudo preocupado em explicar o funcionamento da subjetividade humana, auxiliando no tratamento de transtornos mentais.

O psicanalista tem como principal função nos ajudar a superar traumas, preocupações, medos e dores emocionais conforme a análise do inconsciente, que é um campo de pesquisa que inclui o sujeito e a subjetividade. Este profissional utiliza associações livres, sonhos e materiais inconscientes do próprio paciente para poder auxiliá-lo em sua recuperação.

O psicanalista atua basicamente com três tipos de públicos: individual, grupos e instituições. Nos atendimentos individuais, o foco estará na análise de visão de mundo da pessoa, que deverá ser estimulada ao relato de seus sentimentos, dúvidas e traumas.

De acordo com a professora Lisandra, o objeto de estudo da psicanálise é constituído pelos inconscientes do observador (analista) – que é também instrumento de observação – e do observado (analisando) e, para completar, pela relação recíproca entre os dois. Este método contribui para o entendimento dos conflitos, sendo capaz de, com suas teorias e métodos, estender suas aplicações ao estudo das inter-relações entre saúde mental e trabalho em outras categorias.

Psicólogo x Psicanalista

Lisandra nos explica a diferença entre o trabalho de um psicólogo e de um psicanalista. De acordo com a professora, um psicólogo aplica métodos para ajudar o paciente a quebrar ciclos de condutas prejudiciais através da construção de hábitos saudáveis. Pode-se dizer que este método de terapia busca desvendar os mistérios intrínsecos de nosso ser. O psicanalista envolve uma análise bem próxima ao que é feito pelo psicólogo. A diferença é que sua técnica inclui um estudo do inconsciente. Este profissional não é necessariamente formado em psicologia ou medicina, e também não está apto a prescrever medicamentos em seu tratamento.

Pensar a saúde mental a partir da psicanálise significa questionar o indivíduo para além do que seria normal ou patológico.

Pós-graduação EAD em Psicanálise

O curso de Pós-graduação em Psicanálise, oferecido pela Unoesc EAD visa capacitar para o exercício profissional da clínica psicanalítica; assim como formar profissionais que possam exercer a psicanálise de maneira destacada no seu cotidiano, seja do ponto de vista do trabalho institucional, da docência ou da iniciativa privada.

Outro diferencial desta Pós-graduação EAD é qualificar as pessoas que trabalham em diversas áreas, assim como a Psicologia, em hospitais, nos postos de saúde, nas escolas, em projetos sociais, até mesmo no direito ou na arte. O aluno será capaz de se desenvolver pessoalmente e compreender melhor as relações humanas e os fenômenos comportamentais.

Os profissionais desse campo do conhecimento estão engajados em buscar compreender o funcionamento da mente humana. Eles entendem que a explicação para nossos comportamentos e emoções está no nosso inconsciente.

Além disso, o mercado de trabalho é bastante vasto para o psicanalista. Inclui consultório ou clínica particular, hospitais e postos de saúde, empresas, Organizações Não-Governamentais (ONG’s), indústrias, escolas, creches, varas judiciais, sistema penitenciário e também setores ligados à Assistência Social e Saúde, como os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS).

Pós-graduação Unoesc EAD

Os cursos de especialização da Unoesc EAD são desenvolvidos em 360 horas-aula, podendo ser concluídos em 8 meses. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no final, é opcional. Além disso, o curso é oferecido em Ambiente Virtual diferenciado que promove a interação, com metodologias de aprendizagem inovadoras. Todo o corpo docente tem experiência na área em que ministra a aula.

Os cursos são oferecidos totalmente de forma on-line, sem a necessidade de encontros presenciais. As aulas são realizadas ao vivo com o professor e colegas da turma e caso não consiga participar, você poderá assistir à gravação depois. A Unoesc está presente no programa de Mobilidade Virtual e-Movies, onde você pode cursar componentes em instituições estrangeiras e ampliar os horizontes para a construção do seu conhecimento. Inscreva-se já!