Você gosta de praticar exercício físico, mais especificamente, correr? E, que tal, aliar essas prática com a oportunidade de fazer bem ao meio ambiente? Pois é disso que se trata o Plogging, que mistura de atividade física com prática sustentável, na qual o participante corre e recolhe lixo pelo caminho em que passa. A palavra plogging vem do sueco plocka upp (recolher) e do inglês jogging (correr). Sua prática surgiu na Suécia e ganhou muitos adeptos pelo mundo.

Como realizar um plogging?

Para aderir basta sair para correr ou caminhar equipado com um recipiente para coletar o lixo que você encontrar jogado ao longo do caminho – dê preferência para recipientes de coleta reutilizáveis, como ecobags, sacos de pano ou de papel.

Mas a prática, além de individual, pode ser também coletiva, o que a torna muito mais interessante. Para isso, é preciso ter um grupo de pessoas interessadas em praticar a cidadania.

Beneficios

Entre os benefícios para quem pratica está a promoção da saúde por meio da prática de exercício físico, melhora do condicionamento físico, resistência, ajuda a aliviar o estresse, auxilia na perda de peso, possibilita fazer amigos, promove a sensação de bem-estar por estar contribuindo com um planeta mais limpo.

Gostou da ideia? Siga essas dicas:

Faça plogging em grupo

Esta atividade, como outros esportes individuais, é mais divertida se você praticar com outras pessoas.

Combine com outros exercícios

Ao recolher os resíduos do chão, faça agachamentos ou flexões com só uma perna. Ao se agachar, você melhorará a mobilidade articular do quadril, adutores e tornozelos.

Troque a sacola/saco de braço

Troque com frequência de lado para evitar contraturas por carregar o peso sempre do mesmo lado. Também utilize luvas para não sujar suas mãos.

Faça corridas rápidas e curtas

Para melhorar o rendimento cardiovascular, é bom correr menos de 10 quilômetros; também acrescente intensidade à sua sessão subindo em objetos, saltando ou com mudanças de ritmo.

Compartilhe sua atividade nas redes sociais

Tire fotos de suas sessões e faça o upload das mesmas nas redes sociais com #Plogging. Assim, você pode inspirar outras pessoas, ajudando na difusão do movimento.

*Com informações iberdrola.com e MGNconsultoria.