Quem nunca se viu naquele momento em que se permite parar e refletir sobre como seria a cidade ideal para se viver. Habitações bonitas, confortáveis, espaços adequados às nossas necessidades, sustentáveis, com toda a tecnologia que se pode imaginar. Trânsito fluido, transporte público adequado às particularidades do lugar onde a gente vive… Devaneio, diriam.

 

Pois esta é a proposta do I Seminário Internacional De Arquitetura E UrbanismoSIAU – Cidades Inteligentes e Sustentáveis: O Presente e Futuro do Legado da Arquitetura e das Cidades na Contemporaneidade. Organizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Xanxerê, o evento oferece 500 vagas para aqueles que pretendem debater sobre a cidade onde queremos viver. E como a arquitetura pode contribuir para o desenvolvimento das cidades na contemporaneidade. E o melhor. O evento acontecerá on-line.

 

Boa notícia para os pesquisadores desta área: Até hoje (12 de julho), os interessados podem submeter seus artigos, por meio da revista do evento. Os trabalhos deverão obedecer aos temas propostos em três eixos temáticos.  Até o dia 19 de julho já se saberá quais foram aprovados. E a publicação está prevista para o dia seguinte, 20 de julho. Entre os dias 20 e 23 de julho (terça a sexta-feira) serão feitas as apresentações, durante o Seminário. Nos mesmos dias haverá um ciclo de palestras contemplando a diversidade de temas que o debate propõe, com professores e pesquisadores de Brasil, México, Colômbia, Argentina, Espanha e Itália. Inscreva-se e aproveite o evento.

 

 

Eixo Temático 1

Cidades inteligentes e sustentáveis. Estudos práticos e teóricos em cidades inteligentes, sustentáveis, infraestrutura, mobilidade, paisagismo urbano, políticas públicas, inteligência artificial, tecnologias jurídicas, economia circular, plano diretor, planos de revitalização, inovação urbana, habitação de interesse social, proteção do patrimônio histórico das cidades, planejamento urbano, desenvolvimento regional e áreas afins ligadas a inteligência das cidades.

 

Eixo Temático 2

Arquitetura inteligente e sustentável. Temática com estudos voltados arquitetura, projeto de arquitetura, construções sustentáveis, inovação e tecnologia aplicadas à construção civil, BIM (Building Information Model), tecnologia dos materiais de construção civil, design de interiores, restauração do patrimônio histórico construído, conforto térmico, acústico e lumínico em edificações.

 

Eixo Temático 3

Tecnologias do ambiente rural. Temáticas relacionadas acerca das construções rurais, tecnologias aplicadas à agroindústria, edificações industriais, processos agroindustriais relacionados à inovação e tecnologias associadas.