Procurávamos exemplos, na ficção, que nos pudessem inspirar a vida universitária. Encontramos muitos chavões. Muitos filmes e séries – principalmente norte-americanas – exaltam disputas entre grupos rivais, as fraternidades. Outros que mostram mulheres bonitas que são desejadas por todos os homens da universidade, ou com valores fúteis. Homens geniais, racismo, preconceito. Nada que nos pudesse acrescentar às experiências de quem está entrando na universidade ou sonhando com isso.

Mas seguimos buscando até esbarrarmos com uma animação. Sorrimos. Então decidimos que podemos tirar lições para a vida – dentro e fora da universidade – além de nos proporcionar uma diversão extra. As animações nos levam à infância, trazem lembranças de um tempo bom e ainda podem servir de exemplo para as nossas atitudes. E olha só, a Hadassah Sorvillo escreveu justamente sobre isso no Blog do Centro Universitário Metodista de São Paulo (UNASP). Este é o texto que replicamos na sequência.

 

UNIVERSIDADE MONSTROS

 

Universidade Monstros é a sequência da famosa animação Monstros S.A. da Pixar. Nós revimos o filme e separamos algumas boas lições que todo universitário pode aprender com esses monstros divertidos. Confira só!

Você se lembra de Monstros S.A? Com uma história divertida sobre a relação entre monstros e crianças, a Pixar encantou o mundo ao abordar um tema muito comum da infância, os monstros que se escondem no escuro enquanto dormimos. Mas vai, esses monstros nem são tão assustadores! Na verdade Mike e Sully conquistaram crianças e adultos ao redor do mundo por serem engraçados e muito divertidos. A fórmula desse longa deu tão certo que anos atrás eles lançaram mais um filme com a dupla de monstrinhos, Universidade Monstros.

Só que dessa vez a história se passa na época em que Mike e Sully estavam na faculdade, estudando para serem grandes assustadores. Nós revimos o filme por aqui e percebemos que muitas das experiências desses monstros são semelhantes ao que os universitários enfrentam na vida real. Então, aproveitamos para selecionar algumas boas lições que aprendemos com o filme para compartilhar com vocês. O filme está disponível na Disney+.

 

 

 

NÃO ACEITE ALGUÉM DIZER QUE VOCÊ NÃO É CAPAZ.

 

Mike ouviu durante toda a sua vida que ele não conseguiria trabalhar no setor de sustos da empresa Monstros S.A. Alguns monstros diziam que ele era muito pequeno, que não tinha talento e que não era nenhum pouco assustador. Bem, no final das contas ele não se tornou o monstro assustador que planejava ser. No entanto ele descobriu que era bom em outras coisas que o levaram até o setor de sustos.

Podemos aprender com o Mike que a opinião dos outros sobre nós não conta tanto. O que realmente importa é como nós trabalhamos para alcançar os nossos objetivos. Nunca aceite alguém dizer que você não é capaz de fazer algo.

 

ENCONTRE UMA VOCAÇÃO.

 

É normal ficar confuso sobre qual profissão escolher. Algumas pessoas encontram a sua vocação muito jovens, outras demoram um bom tempo para descobrir qual é a sua verdadeira paixão profissional. Em Universidade Monstros vemos vários personagens que escolheram cursos que não condiziam com seus talentos e aspirações.

No decorrer do filme acompanhamos a evolução desses personagens e aprendemos que tudo é uma questão de aceitar o risco. Às vezes precisamos sair da nossa zona de conforto para descobrir do que somos realmente capazes de fazer.

 

 

 

SEJA ORGANIZADO E CRIE METAS.

 

No primeiro dia de aula na Universidade Monstros Mike mostrou todo o seu poder de organização pessoal. E não estamos falando apenas da organização do quarto ou da agenda escolar, mas também as metas que ele estipulou a longo prazo.

Mike criou uma lista de objetivos para si mesmo. Nessa lista tinha itens de curto, médio e longo prazo. Como por exemplo; organizar os pertences na estante, passar nos testes, formar-se na faculdade e conseguir um emprego na empresa dos sonhos.  Tudo bem que nem tudo saiu como o planejado, e a vida é assim mesmo, ela não segue a linha da nossa agenda. No entanto manter uma vida organizada e com metas é muito importante.

 

NÃO BASTA APENAS TER TALENTO, É PRECISO DEDICAR-SE.

 

Sully tinha tudo para ser um aluno destaque; talento, bons contatos e uma família com tradição no susto. No entanto ele achou que já autossuficiente, que não precisava aprender mais nada. A verdade é que não basta apenas ter talento ou um sobrenome, para ser realmente bom em algo é necessário dedicar tempo e esforços para aprimorar-se.

Em Universidade Monstros aprendemos que o talento não é uma fórmula mágica para o sucesso. Ele pode ser sim de grande ajuda, mas estudar, praticar e esforçar-se também é necessário para você ser um aluno nota 10.

 

 

 

VOCÊ PODE APRENDER COM AS DIFERENÇAS.

 

Mike e Sully eram muito diferentes um do outro. O começo dessa amizade foi bem conturbado. Sully era um cara que gostava de curtir a vida e arranjar confusão. Já Mike era estudioso e metódico. Imagina quantas tretas esses dois armaram! No entanto, com o passar do tempo eles perceberam que podiam aprender muito com essas diferenças.

E na vida real também é assim. Precisamos sair da nossa zona de conforto e deixar que os outros nos ensinem algumas lições.

 

USE AS SUAS HABILIDADES A SEU FAVOR.

 

Ao entrar em uma competição de sustos da Universidade Monstros Mike, Sully e seus amigos da irmandade, perceberam que não tinha as habilidades necessárias para vencer as demais equipes. Por um bom tempo eles se esforçaram para ser como os outros e isso não deu certo. Então eles perceberam que tinham talentos e habilidades diferentes dos demais e que isso podia ser uma vantagem. E ao invés de tentar copiar o que todo mundo fazia, eles alcançaram resultados melhores usando essas diferenças.

Assim é com a gente também. Muitas vezes focamos tanto em ser como os outros para sermos aceitos que esquecemos que o que nos torna especiais são as nossas diferenças. Valorize isso.

 

 

AMIGOS SÃO IMPORTANTES.

Mike e Sully nunca conseguiriam voltar ao programa da Universidade Monstros sozinhos. Ao recrutar outros monstros para ajudá-los eles descobrem a importância das amizades. Com eles aprendemos que todos nós precisamos de alguém ao nosso lado para nos ajudar, mesmo quando achamos que podemos resolver tudo sozinhos.

 

NOSSAS AÇÕES TÊM CONSEQUÊNCIAS.

 

Mike e Sully acabam se metendo em algumas encrencas que acarretam em sérias consequências na faculdade. Com eles aprendemos que precisamos ser responsáveis pelas nossas escolhas e ações. Além disso, temos que ter a coragem necessária para enfrentar o resultado daquilo que escolhemos fazer.

 

NOSSOS PLANOS NEM SEMPRE SAEM COMO DESEJAMOS.

 

Mike e Sully entraram na Universidade Monstros porque ambos tinham o sonho de serem assustadores. Só que no decorrer do processo eles acabam se decepcionando, aprendendo coisas novas e descobrindo suas verdadeiras vocações. Lembre-se que não existe um único caminho para você. Às vezes aquilo que mais desejamos pode não ser necessariamente o que mais precisamos para sermos felizes. Acostuma-se com as reviravoltas que a vida dá. Aproveite os problemas e desilusões para aprender lições importantes.