A Pupilo TV é uma startup criada a partir da percepção da importância de se utilizar conteúdos audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem para crianças e adolescentes. A iniciativa está incubada na Incubadora Joaçaba, no Centro Inovale. Conversamos com o CEO do Projeto, Rudolfo Auffinger, que nos explica sobre o cineclubismo:

 

O cineclubismo é uma atividade antiga, cujo objetivo é formar pessoas que tenham interesses comuns em assistir filmes e debatê-los. No caso do Cineclube Pupilo, ele é dedicado a educadores. A gente assiste filmes que podem ser trabalhados dentro da sala de aula. Eles ficam disponíveis no Youtube e também dentro da ferramenta da Pupilo, na parte de Streaming dos assinantes.

 

Rudolfo lamenta o fato de muitas bibliotecas escolares terem eliminado seus arquivos de DVDs ou mesmo as fitas VHS, que antes proporcionavam um olhar diferenciado sobre assuntos que interessam aos estudantes. Ele comenta que essa atitude trouxe uma responsabilidade a mais para os professores, que sempre utilizaram esses meios como reforço.

 

 

A proposta da Pupilo é trazer de volta essa responsabilidade à instituição escolar e, principalmente, exercer a formação do olhar, uma vez que o cinema promove empatia, estimula a comunicação e incentiva reflexões sobre temas que podem ser difíceis de se iniciar o debate em sala de aula.

 

O objetivo principal do Cineclube Pupilo é fazer com que os filmes possam ganhar vida nas salas de aula, proporcionar a exibição e o debate com os estudantes. O mês de junho marcou a estreia da programação semanal. Todos os sábados, às 14h, tem filme e tem debate sobre assuntos que interessam a todos e que podem ser trabalhados livremente com crianças e adolescentes.

 

A gente apresenta dicas, durante as sessões, que são transmitidas via Youtube, de como estes filmes podem ser utilizados pelos professores. Por isso, temos sempre a presença de curadores(as) que são da área da educação ou voluntários(as) interessados(as) nesta construção, sempre pensando na contribuição que podemos dar para a Educação.

 

A Pupilo é um canal streaming dedicado a educadores. Promove sessões de curtas-metragens brasileiros de forma on-line e gratuita, todos os sábados, a partir das 14h. A temática ambiental foi escolhida porque a primeira sessão do mês ocorreu justamente no Dia do Meio Ambiente. A cada mês serão exibidos aproximadamente 15 curtas-metragens nacionais. Sempre on-line. Para se inscrever, basta acessar o site e preencher o formulário.

 

A ideia é trabalhar com repertório que as crianças se identifiquem. Elas vão ver lugares próximos delas, pessoas que são parecidas com ela.  Buscamos a identificação, o filme precisa retratar a realidade dela. Precisamos fugir um pouco dos estereótipos, dos príncipes e das princesas que não fazem parte da nossa realidade diária.

 

A opção pelo cinema brasileiro acontece justamente por esse intuito de contar as nossas histórias, falar sobre as experiências que as crianças têm contato. Outro motivo é o fato de que muitas pessoas não têm acesso ao cinema nacional, pois ele ocupa, hoje, apenas 15% do mercado de exibição nos cinemas. E a equipe da Pupilo acredita na formação de estudantes com uma visão crítica da sua realidade.  Reforçamos que, para assistir aos filmes, a pessoa deve se inscrever no site do cineclube. Os filmes ficam disponíveis por 30 dias no canal do Youtube. Rudolfo finaliza dizendo que o seu objetivo é trazer a realidade do cinema para perto, mostrando que todo mundo pode fazer parte.

 

PROGRAMAÇÃO

O mês de junho está sendo todo dedicado ao Meio Ambiente. Educadoras voluntárias do Projeto Freire realizaram a curadoria destas sessões. Entre elas estão estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pessoas que decidiram propor um diálogo sobre Infância e Educação. O Projeto Freire surgiu como uma das frentes do Comitê Estudantil de Apoio Popular (CEAP). O objetivo do Projeto é criar conteúdo acessível para famílias que estão vivenciando o Ensino Remoto Emergencial, principalmente de escolas públicas, por meio de textos, dicas e materiais.

 

No primeiro mês, nós estamos trabalhando com o tema Meio Ambiente. E em julho, que é mês de férias, a gente vai trabalhar com amizade. Estou fechando com uma produtora de Londrina chamada Zoom Elefante, que são algumas animações, além de outra produtora que tem umas animações indígenas.

 

A equipe do Cineclube Pupilo é formada por Rudolfo Aufinger, produtor e videoartista, formado em Cinema e Vídeo (Faculdade de Artes do Paraná/Universidade Estadual do Paraná – FAP/UNESPAR) e Publicidade e Propaganda (Universidade Positivo), Curitiba. Vik Von Holleben é artista visual, filmmaker e performer, formada em Audiovisual (UNESPAR). Além do jornalista Vinícius Comotti, especialista em Cinema (UNESPAR) e Mestre em Comunicação (UFPR). Vinícius tem no seu currículo dois filmes e dois livros de poemas. Jessica Lorena fecha o time. Graduada em Cinema e Vídeo (UNESPAR). Cursa a Especialização em Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas (PUCRS). Tem vasta experiência na área de fotografia e audiovisual.