A realização de um sonho. Ouvimos muito esta frase daqueles que conseguem passar da fase de vestibulandos e conquistam a condição de acadêmicos. Quanto mais se essa conquista for uma vaga no Curso de Medicina. Por isso, no próximo domingo (13), todas as atenções estarão voltadas ao concorrido Vestibular de Inverno da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) para os Cursos de Medicina oferecidos por oito Instituições de Ensino (IE). Serão 286 vagas a serem disputadas por 3.958 candidatos. As provas serão aplicadas em Blumenau, Mafra, Criciúma, Rio do Sul, Brusque, Itajaí, Joinville e Joaçaba.

A prova contará com questões objetivas (múltipla escolha) das disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês); Matemática, Química, Física, Geografia, História e Biologia. Além disso, o(a) candidato(a) ainda precisará fazer uma redação sobre o tema escolhido pela banca.

Para a prova de Literatura, este ano foram recomendadas as leituras das seguintes obras: Melhores Contos, de Lygia Fagundes Telles; Negro, de Cruz e Souza; De amor e amizade, de Clarice Lispector; Cemitério dos vivos, de Lima Barreto e Os milagres do cão Jerônimo, de Péricles Prade.

A lista final dos aprovados só será publicada a partir das 16h do dia 29 de junho (terça-feira). Mas o gabarito preliminar já estará disponível na segunda-feira (14), a partir das 10h. Todo este tempo entre uma data e outra é necessário para que se possibilite recursos e vistas, quanto às questões e à redação. Detalhes podem ser acompanhados diretamente do site da ACAFE.

O que levar no dia da prova

No domingo, o candidato precisa apresentar um documento oficial com foto. Além disso, deve levar uma caneta esferográfica de tinta azul ou preta, em tubo transparente com a qual realizará a prova. Não será autorizada caneta de outra cor ou com o tubo opaco. Também não se pode usar lapiseira, lápis ou borracha. Durante a prova, é proibido o uso de qualquer equipamento eletrônico ou meio de comunicação. Não se pode fazer consulta a nenhum tipo de material, nem usar óculos escuros, chapéu e também não é autorizada a posse de armas.  Os objetos pessoais do candidato serão desligados e colocados em uma embalagem plástica, longe do seu alcance. Ao finalizar e entregar a prova, tudo será devolvido.

Medicina Unoesc Joaçaba

As aulas do Curso de Medicina, em Joaçaba, no Meio-Oeste Catarinense, acontecem em período integral – matutino, vespertino e noturno. Desde o início, o aluno tem contato com atividades práticas, em equipe, adequando os conhecimentos acadêmicos à demanda do Sistema Único de Saúde (SUS). A formação é geral, humanista, crítica e reflexiva, em contato com os diferentes níveis de atendimento à saúde. O curso pode ser concluído em 12 fases (semestres).

A Unoesc conta com infraestrutura completa, o que justifica a credibilidade do ensino da Medicina. Esta lista inclui o Ambulatório Universitário (AMU) e os laboratórios de Anatomia, Histologia, Habilidades, Biotecnologia, Fisiologia e Farmacologia, Técnica Cirúrgica e Anestesiologia, Microbiologia e Imunologia, Biologia Celular e Embriologia, Biologia Molecular e Genética, Química e Biotério. Para orientar este aprendizado, professores atuantes no mercado e com qualificação acadêmica.

Aos acadêmicos de Medicina é ofertada a possibilidade de participar de programas de intercâmbio em universidades estrangeiras conveniadas. As modalidades podem ser conferidas na Coordenadoria Geral de Relações Internacionais.

Outra forma de ingresso à Unoesc

Para todos os demais cursos oferecidos pela Unoesc, é possibilitado ao futuro acadêmico, o acesso via Processo Seletivo. A classificação dos candidatos é feita a partir da análise da média do histórico escolar do ensino médio e da nota do Enem através do boletim de desempenho. Nessa modalidade, não há realização de prova. Caso o candidato não tenha o histórico escolar completo, poderá apresentar o parcial. As inscrições devem ser feitas no site da Unoesc, conforme a descrição do passo a passo.