Promover ambientes de inovação, por meio de ferramentas e métodos ágeis de gestão, com foco no melhor desempenho. E também desenvolver competências de comportamento, com criatividade, para atingir os resultados esperados. São objetivos do MBA em Gestão, Empreendedorismo e Inovação, oferecido pela Unoesc Joaçaba, permitindo o desenvolvimento das competências fundamentais para gestores de empresas, atendendo às demandas profissionais das mais diversas organizações – públicas e/ou privadas.

 A gestão da inovação, em ambientes inovadores, consiste na tomada de decisões por parte dos gestores, por meio de práticas, rotinas e atividades que podem impulsionar as ideias e projetos para gerarem maior valor na relação entre consumidor e empresa, permitindo que as empresas respondam às oportunidades e usem sua criatividade para a introdução de novas ideias, produtos ou processos.

 

Em ambientes inovadores, as pessoas estão no centro do processo, elas precisam estar motivadas para impulsionar a criatividade e, consequentemente, a inovação.

 

Além das tecnologias, precisamos pensar nas inovações de produtos, serviços, estratégias de marketing e modelos organizacionais, ajustando a gestão de nossas empresas para desenvolver essa inovação. Essas competências são inerentes ao profissional que o cenário atual do universo do trabalho necessita. Ainda mais em um cenário pandêmico, que precisará dessas competências para incrementar a economia pós-Covid-19.

 

As adaptações que a nossa sociedade turbulenta e complexa está vivenciando, exigem que organizações de todos os portes, desde as micro e pequenas empresas até as médias e grandes, repensem e adaptem seus novos modelos de negócios.

 

Para gerenciar equipes é necessário um treinamento para adquirir as qualidades assertivas para uma gestão inovadora. Líderes e gestores de todas as áreas devem se aperfeiçoar sempre. Tudo começa pelas habilidades ou capacidades relacionadas à mente, as soft skills que determinam a capacidade de gerir pessoas e relacionamentos.

 

A gestão inovadora é o que vai determinar o clima organizacional e também se a equipe vai conseguir trabalhar com os objetivos pré-alinhados e com as tecnologias corretas que auxiliem no cumprimento desses objetivos, é claro, com foco no desempenho financeiro.

 

Existem muitos modelos e práticas de processos e ferramentas que podem auxiliar nessa prática. As metodologias ágeis são práticas que visam agilidade, estratégia e alta qualidade do produto ou serviço e que promovem um processo de gerenciamento de projetos no sentido de incentivar a inspeção e adaptação contínua.

 

Para que uma empresa alcance resultados sólidos e robustos, é necessário investir no desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Então o foco são as pessoas, desde uma liderança motivada, uma comunicação clara, conhecimento das aptidões de cada membro da equipe, feedback constante, diversidade da equipe, harmonia, entre outros.

 

Geralmente, os executivos de alta performance compõem o alto escalão da empresa e assumem cargos de chefia nas diversas áreas dos negócios. São diretores (Recursos Humanos, Marketing, Financeiro e outros). Esses profissionais detêm conhecimento técnico e trabalham com o empreendedor na tomada de decisão, garantindo que a operação sob sua supervisão esteja alinhada com as diretrizes da empresa. Por isso, necessitam focar no seu desenvolvimento para agregar valor à empresa. São conhecedores do mercado e da cultura organizacional, têm pensamento analítico e orientação estratégica e são ágeis com a liderança. Para manterem-se assim, é necessária a obtenção de conhecimento constante.

 

MBA em Gestão, Empreendedorismo e Inovação

 

Os professores do MBA em Gestão, Empreendedorismo e Inovação são pesquisadores que vivenciam a inovação e a criatividade no seu dia a dia profissional.  As aulas começam em agosto e as inscrições estão abertas. A aula inaugural será realizada no Polo Inovale e será uma conversa com a professora Nina, onde ela abordará a Gestão Ágil para Negócios Inovadores.

Entre os conteúdos relacionados para o desenvolvimento do curso estão a Gestão ágil para negócios inovadores; Criatividade e inovação; Habitats de inovação e novos modelos de negócios e a Gestão de projetos e captação de recursos para inovação. As aulas acontecerão às sextas-feiras e aos sábados, com atividades em sala e extrassala.