Como nós vimos reafirmando por aqui, não adianta querer fugir ou se enganar, o mundo está funcionando no ambiente virtual. On-line talvez seja a expressão que mais temos ouvido e falado no último ano, em virtude da pandemia que ainda é uma realidade. O Marketing Digital nasceu desta tendência. Ter habilidades digitais não é mais uma opção, mas sim uma necessidade.

 

Com isso, faz-se urgente compreender o comportamento deste novo consumidor digital/virtual/on-line, seja qual for o termo que queiramos utilizar. Para conhecermos um pouco melhor o universo do Marketing Digital, conversamos com o professor Plinio Antônio Silveira, da Unoesc Xanxerê, que também dá aulas na Pós-graduação em Marketing Digital oferecida pela Unoesc EAD.

 

O Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa ou pessoa executa on-line com o objetivo de divulgar os seus produtos ou serviços, criar relacionamentos e fortalecer a sua marca. Ou seja, é uma forma de marketing que utiliza os novos meios e canais de publicidade digital como a internet.

 

O Marketing Digital permite segmentar o público com precisão e direcionar sua comunicação para o seu público-alvo. E claro, como se trata de um mecanismo de internet, tem uma grande abrangência nas redes sociais, que proporcionam uma forte interação das pessoas com a marca. Uma estratégia nas redes sociais gera o fortalecimento da sua marca, vendas, comunicação com clientes e potenciais clientes.  O Marketing Digital nas redes sociais pode trazer resultados efetivos para as vendas e a fidelização do cliente.

 

Isso permite se criar produtos e serviços personalizados, proporcionando uma análise e mensuração da efetividade da campanha promocional, obtendo e analisando os dados, o que é uma etapa fundamental para melhoria contínua das estratégias.  Além disso, as ferramentas permitem acompanhar em tempo real os resultados das campanhas com total precisão.

 

Plínio nos relata sobre as ferramentas de Marketing Digital mais usadas no Brasil, a partir de uma pesquisa da Tech Trends Automação de Marketing – RD Station Marketing. Hoje, tem-se usado muito o e-mail marketing, a landing page, o marketing de conteúdo, as análises provenientes do Google Analytics, sistemas de gerenciamento de conteúdo (wordpress) e o monitoramento de redes sociais.

 

O Marketing Digital e as suas ferramentas podem criar oportunidades de trabalho em startups, que é uma área do marketing em crescimento. Assim como a produção de conteúdo para redes sociais, o tráfego pago, na área de e-commerce. São muitas oportunidades de trabalho e negócios. Isso porque o Marketing Digital proporciona interatividade com o público. Os consumidores podem interagir, opinar e indicar para outra pessoa.

 

Pós-graduação em Marketing Digital

 

O professor Plinio destaca, entre os diferenciais do curso de Pós-graduação em Marketing Digital oferecido pela Unoesc EAD, o fato de as aulas e atividades serem oferecidas em Ambiente Virtual diferenciado. Além disso, você pode escolher quando iniciará as disciplinas do núcleo comum.  O corpo docente é formado por profissionais qualificados e experientes.

 

Pós-graduação Unoesc EAD

 

Os cursos de especialização da Unoesc EAD são desenvolvidos em 360 horas-aula, podendo ser concluídos em 8 meses. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no final, é opcional. Além disso, o curso é oferecido em Ambiente Virtual diferenciado que promove a interação, com metodologias de aprendizagem inovadoras. Todo o corpo docente tem experiência na área em que ministra a aula. Os cursos são oferecidos totalmente de forma on-line, sem a necessidade de encontros presenciais. As aulas são realizadas ao vivo com o professor e colegas da turma e caso não consiga participar, você poderá assistir à gravação depois. A Unoesc está presente no programa de Mobilidade Virtual e-Movies, onde você pode cursar componentes em instituições estrangeiras e ampliar os horizontes para a construção do seu conhecimento. Inscreva-se já!