Refletindo sobre o contrassenso que representa a questão da habitação no Brasil, procuramos o professor Roland Hamilton Marquardt Neto, que leciona na Pós-graduação em Direito Imobiliário, oferecida pela Unoesc EAD, para conversar sobre a atuação profissional nesta área do Direito.

 

A atividade imobiliária, além de simbolizar o sonho da moradia própria para muitos dos cidadãos brasileiros, também representa uma significativa área de investimentos e oportunidades de mercado.

 

O mercado de investimentos imobiliários está em franca ascensão: fechou o ano de 2020 com alta de 9,8%, segundo dados divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O representante da cadeia produtiva da construção aponta que o setor deve apresentar, em 2021,  um crescimento entre 5% e 10%, em comparação a 2020.

 

Destes variados negócios, por seu turno, também se destacam as sensíveis questões públicas e burocráticas, como por exemplo, os reflexos tributários e administrativos diante dos empreendimentos imobiliários.

 

O professor Roland ainda destaca os recorrentes conflitos judiciais, o que impõe ao operador do Direito uma profunda e atualizada compreensão sobre as teorias, as legislações e as jurisprudências de todas as áreas jurídicas relacionadas ao setor imobiliário.

 

É sabido que estas atividades repercutem em complexos negócios jurídicos, como por exemplo, as incorporações imobiliárias, que cada vez mais estão sendo recorridas no seio da construção civil, cujos contratos avultam grandes valores e envolvem capitais de múltiplos agentes.

 

Falamos em contrassenso porque, apesar de um mercado aquecido, no Brasil, 7,7 milhões de habitantes (PNAD/IBGE-2010) não possuem uma moradia adequada, que não apresentem risco para a saúde ou para a vida. Além de outras 222 mil pessoas encontradas em situação de rua – dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA-2020).

 

Pós-graduação em Direito Imobiliário

Diante do quadro exposto, a Unoesc, atenta a todas estas situações, apresenta o Curso Pós-graduação EAD em Direito Imobiliário, com professores notáveis na área forense e acadêmica, proporcionando a você um ensino especializado e de qualidade na área jurídico-imobiliária.

 

Pós-graduação Unoesc EAD

Os cursos de especialização da Unoesc EAD são desenvolvidos em 360 horas-aula, podendo ser concluídos em 8 meses. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no final, é opcional. Além disso, o curso é oferecido em Ambiente Virtual diferenciado que promove a interação, com metodologias de aprendizagem inovadoras. Todo o corpo docente tem experiência na área em que ministra a aula. Os cursos são oferecidos totalmente de forma on-line, sem a necessidade de encontros presenciais. As aulas são realizadas ao vivo com o professor e colegas da turma e caso não consiga participar, você poderá assistir à gravação depois. A Unoesc está presente no programa de Mobilidade Virtual e-Movies, onde você pode cursar componentes em instituições estrangeiras e ampliar os horizontes para a construção do seu conhecimento. Inscreva-se já!