Números. É necessário lidar com eles. Mais do que isso, é preciso entendê-los, analisá-los e interpretá-los. Dentro da realidade de uma empresa – independentemente do tamanho ou da área de atuação – será necessária a presença de um profissional que tenha habilidades para lidar com as informações contábeis e fiscais. E, além disso, será essencial um planejamento tributário, para administrar os tributos a serem pagos. É um mercado que não se fecha porque sempre será preciso lidar com esses números. Mas, para entrar nesta área, é preciso se qualificar. A Unoesc EAD oferece cursos de Pós-graduação EAD em Planejamento Tributário, Controladoria e Finanças e Contabilidade Empresarial, formando profissionais para atuarem nessa demanda.

 

 

Planejamento Tributário

 

O mercado contábil exige profissionais com um perfil de tomada de decisão. Profissionais com tais características estão cada vez mais escassos e valorizados pelo aumento das demandas. Esta informação quem nos dá é a professora Viviane Krein, que leciona na Pós-graduação em Planejamento Tributário, oferecido pela Unoesc EAD.

 

Outro fator positivo consiste em o planejamento tributário apresentar impactos financeiros imediatos e, consequentemente, a redução da carga tributária proporciona maiores lucros/investimentos para os empresários. Assim, é uma área que está em ascensão, com boas perspectivas na remuneração, porém o profissional precisa estar qualificado diante das diversas adversidades que a profissão carece.

 

Viviane nos relata que o Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos, motivados pela quantidade demasiada de regras e pelas dificuldades de interpretação, que causam insegurança jurídica quanto ao seu cumprimento. Além disso, as organizações se deparam com um custo financeiro elevado, reflexos da alta carga tributária.

Conforme estudos apresentados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), os tributos representam em média 33% do faturamento bruto da empresa, 52% do lucro e 47% do total de custos e despesas, índices estes que podem comprometer a sobrevivência das empresas em um ambiente competitivo e dinâmico, em que estão inseridas.

 

Nesse contexto, a aplicabilidade do planejamento tributário torna-se fundamental, pois, compreendem procedimentos que visam otimizar ou diminuir os encargos tributários por meio de métodos lícitos, baseados na elisão fiscal.

 

Contudo, mensurar o cenário mais adequado dentro das organizações é o grande desafio diante das diversas particularidades dos regimes tributários, produtos e condições de créditos fiscais. Por outro lado, existe uma carência significativa de profissionais que possam atender a tais demandas, o que simboliza uma oportunidade de crescimento e reconhecimento ainda maior da profissão contábil, visto que as empresas estão cada vez mais sedentas de profissionais qualificados e com conhecimento para contribuir no processo decisório.

As ferramentas estão direcionadas à perspectiva do conhecimento do profissional, bem como na análise das demonstrações contábeis, atividades desenvolvidas e produtos fornecidos. Diante desse escopo, é possível avaliar, interpretar e aprofundar as informações para a definição do melhor regime tributário, benefícios e créditos fiscais, com a finalidade de reduzir a carga tributária por meios lícitos.

 

Contudo, sem a expertise na área os desafios são maiores, devido às diversas particularidades da legislação e mudanças que ocorrem incessantemente, o que torna fundamental a busca pelo aprendizado constante para atender às demandas do mercado.

 

Pós-graduação EAD em Planejamento Tributário

 

O Curso tem como premissa fornecer um conteúdo de qualidade e atualizado, visto que é uma área que sofre com alterações constantemente. Nesse sentido, tais fatores são diferenciais da UNOESC em relação aos concorrentes na modalidade EAD. As aulas não são gravadas. Professores renomados estarão ao vivo, proporcionando assim a interação e troca de experiências, o que agregará na construção do conhecimento.

 

 

Controladoria e Finanças

 

A controladoria é o setor responsável pelos controles internos e pelo sistema de informações no processo de gestão das organizações, fornecendo aos gestores informações relevantes – na área contábil e financeira – para tomada de decisão sobre planejamento e controle. Sobre essa atividade, conversamos com o professor Luciano Fernandes, que dá aulas na Pós-graduação em Controladoria e Finanças, oferecida pela Unoesc EAD.

 

A função contábil é muito importante, pois é responsabilidade do profissional de controladoria realizar os controles, informações fiscais e contábeis para as publicações dos relatórios financeiros da organização. Já a função financeira pode ser exercida pelo controller, profissional responsável pelas atividades de controladoria, que busca equilibrar os fluxos de caixa com a captação de recursos e os investimentos necessários para as operações da empresa.

 

O profissional da controladoria pode atuar em todos os setores da economia, empresas públicas e privadas, de médio e grande porte, que necessitem aprimorar a eficácia e a eficiência de seus controles com vista ao atingimento de seus objetivos organizacionais. Para gerar informações para orientar os gestores, esses profissionais utilizam ferramentas gerenciais.

 

Na área contábil, utilizar análise de indicadores de rentabilidade, lucratividade, endividamento, de giro operacional e alavancagem; na área de custos, utilizar análises de margem de contribuição e ponto de equilíbrio, margem de segurança e métodos de custeios de acordo com o tipo de operação; na área financeira, utilizar métodos de fluxos de caixa, métodos de análise de investimentos e valuation; na área administrativa, utilizar métodos como PDCA, 5W2H, fluxogramas, diagrama de Pareto ou Ishikawa, matriz de swot, entre outras; na área estratégica da empresa, para conduzir o planejamento estratégico, utilizar Balanced Scorecard e mapa estratégico.

 

Pós-graduação EAD em Controladoria e Finanças 

 

Importante destacar que o curso tem o término previsto para dezembro deste ano. Além disso, conta com professores qualificados do mercado de trabalho, aulas ao vivo com conteúdo sempre atualizado, em uma plataforma de ensino dinâmica e moderna. O trabalho de conclusão de curso (TCC) é optativo e você tem a oportunidade de estudar em mobilidade internacional, ou seja, trocar experiências profissionais com outros países e praticar uma segunda língua. Por fim, você, o aluno, terá a possibilidade de realizar outra Pós-graduação na mesma área com desconto de até 33%, com aproveitamento de componentes.

 

 

Contabilidade Empresarial

 

A contabilidade empresarial é tratada como função estratégica na empresa. Diante do dinamismo, competitividade empresarial e fatores ambientais, os gestores carecem cada vez mais de técnicas amparadas e direcionadas pelo planejamento estratégico, execução e controle, no alcance dos objetivos e metas da organização. Inserida nesse contexto, a contabilidade vislumbra os dados e informações para subsidiar a tomada de decisão. Para conhecermos mais sobre essa atividade, conversamos com a professora Viviane Krein, que leciona na Pós-graduação em Contabilidade Empresarial, oferecida pela Unoesc EAD.

 

A contabilidade empresarial é um aliado importante nas organizações, visto que proporciona maior capacidade de negociação (custos e despesas geridos adequadamente), análise correta do desempenho e lucratividade, o que permite avaliar os processos internos e previsões futuras para manter ou mudar as estratégias e consolidar-se no mercado. Assim, sem os preceitos da contabilidade empresarial é difícil estabelecer um planejamento estratégico, o que torna um desafio de sobrevivência da empresa.

 

Essa é uma atividade que envolve a análise e a interpretação sistemática de informações contábeis, patrimoniais e financeiras, além disso, fornece ferramentas e soluções para um planejamento estratégico adequado, com preceitos de melhoria e eficácia organizacional, em que o principal objetivo é o suporte na tomada de decisões. Nesse sentido, a professora Viviane explica que a contabilidade empresarial direciona todos os processos contábeis necessários para o pleno funcionamento da organização, desde os aspectos fiscais, tributários, previdenciários e trabalhistas e o apoio na gestão, por meio de análises, relatórios e subsídios de tomada de decisão.

 

O mercado contábil continua em crescente significativa e exigindo cada vez mais, dos profissionais, ferramentas e subsídios para a tomada de decisão. Sobretudo, diante do cenário empresarial em âmbito nacional e mundial que vivencia profundas transformações, oriundas da pandemia com repercussões e impactos sem precedentes na história recente; assim, a palavra de ordem para o momento é a resiliência e adaptações ao novo normal.

 

Diante das premissas, esse ramo tem como fundamento dados e informações contábeis em seu aspecto macro, por meio de ferramentas e estratégias para se consolidar ou se manter sólido no mercado em que atua. Nesse sentido, a contabilidade é um facilitador e direcionador no ambiente empresarial. Os gestores se deparam com desafios e turbulências complexas, em uma conjuntura que exige agilidade na tomada de decisões. Diante disso, a contabilidade empresarial intensifica a sua importância e papel para as organizações.

 

Pós-graduação EAD em Contabilidade empresarial

 

O principal diferencial consiste na metodologia de ensino, visto que as aulas são ao vivo, com conteúdo atualizado (a contabilidade empresarial sofre alterações constantes promovidas pela legislação) e com professores renomados atuantes no mercado de trabalho, proporcionando assim a interação entre ambas as partes, na troca de experiências que agregam na construção do conhecimento.

 

 

Pós-graduação Unoesc EAD

 

Os cursos de especialização da Unoesc EAD são desenvolvidos em 360 horas/aula, podendo ser concluído em 8 meses. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no final, é opcional. Além disso, o curso é oferecido em Ambiente Virtual diferenciado que promove a interação, com metodologias de aprendizagem inovadoras. Todo o corpo docente tem experiência na área onde ministra a aula. Os cursos são oferecidos totalmente de forma on-line, sem a necessidade de encontros presenciais. As aulas são realizadas ao vivo com o professor e colegas da turma, caso não consiga participar você poderá assistir à gravação depois. A Unoesc está presente no programa de Mobilidade Virtual e-Movies, onde você pode cursar componentes em instituições estrangeiras e ampliar os horizontes para a construção do seu conhecimento. Inscreva-se já!