Independente da estrutura do empreendimento – número de colaboradores, volume de produção, recursos envolvidos -, é fundamental focar no gerenciamento e gestão do negócio. A partir de um projeto que proponha novidades, adequações e melhorias; de uma gestão ágil na tomada de decisões, conhecendo o alcance do mercado em que se está trabalhando. Para auxiliar no desempenho profissional das atividades ligadas a esses ramos, a Unoesc EAD oferece os cursos de Pós-graduação (especialização) em Gerenciamento de Projetos, Gestão Empresarial e Gestão Estratégica do Agronegócio.

 

Gerenciamento de Projetos

 

O Gerenciamento de Projetos abrange corporações, governos, organizações sem fins lucrativos e empresas de qualquer tamanho. Quem nos dá estas e outras informações sobre essa atividade é o professor Rodrigo André Fernandes, que dá aulas na Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos, disponível na Unoesc EAD.

 

A metodologia pode ser utilizada para gerenciamento de projetos de melhorias em processos organizacionais, proposição de novos produtos, serviços ou mesmo novos empreendimentos, além de proposição e gerenciamento de projetos públicos e para o terceiro setor.

 

Rodrigo conta que muitas organizações ao redor do mundo utilizam-se do Gerenciamento de Projetos para desenvolver processos inovadores, planejar, organizar e controlar iniciativas estratégicas, monitorar desempenho de empreendimentos, analisar divergências significantes e prever seus impactos no projeto e na organização.

 

Esta condição, aliada à visão sistêmica do gerente de projetos proporciona uma alta empregabilidade, visto que, na atualidade, o Gerenciamento de Projetos está sendo aplicado em indústrias, na construção de sistemas de informação, na assistência médica, serviços financeiros, educação, treinamento, entre outros.

 

As mudanças organizacionais e a competitividade impostas às organizações pelo mercado auxiliou a disseminação da metodologia de projetos e sua utilização em ambientes organizacionais, como forma de propor melhoria de processos, explorar novos mercados, lançar novos produtos ou serviços, e assim, criar uma vantagem competitiva e promover a sustentabilidade das organizações em sua área de atuação.

 

Os projetos criam valor para as organizações na forma de processos de negócios melhorados, são indispensáveis no desenvolvimento de novos produtos e serviços, e tornam mais fácil para a organização responder às mudanças relativas ao ambiente, à concorrência e ao mercado. Por diferenciar-se das atividades operacionais, os projetos possuem cada vez mais um papel estratégico nas organizações.

 

A Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pode ser cursada por graduados em Administração, Contabilidade, Comunicação Social, Marketing, Publicidade e Propaganda, Engenharias e áreas afins, ou mesmo por pessoas com diferentes formações profissionais e acadêmicas; executivos, gerentes e consultores que pretendem atualizar conhecimentos e otimizar suas habilidades gerenciais na proposição e na gestão de projetos públicos, privados ou do terceiro setor.

 

O curso tem como destaque o corpo docente formado por professores qualificados, com ampla formação acadêmica e experiência profissional na área, que permite transmitir o conhecimento a partir de exemplos reais, vivenciados em ambientes organizacionais, utilizando-se de ferramentas e técnicas nas atividades do projeto a fim de atender os seus requisitos de modo a responder às necessidades do cliente.

 

No curso de Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos da Unoesc serão estudados conceitos e aplicações da metodologia em cascata para a gestão de projetos, tendo por base as áreas de conhecimento do PMBOK, suas ferramentas e técnicas de gestão.

 

Atendendo Métodos Ágeis em Gestão de Projetos, focados em produtos, serviços e empreendimentos inovadores e a Metodologia Participativa de Elaboração e Gerenciamento de projetos de intervenção, amplamente utilizada por organizações públicas e de terceiro setor, na proposição de projetos sem fins lucrativos e que tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos pelo projeto.

 

Gestão Empresarial 

 

A diferença entre ser o gestor de uma pequena, média ou grande empresa está no volume dos processos, pessoas, materiais e tecnologia.  Quem nos dá mais informações é o professor Sidnei Grigolo, que leciona na Pós-graduação em Gestão Empresarial, oferecida pela Unoesc EAD:

 

O fator tecnologia pode sim trazer uma diferença significativa na forma de gerir uma empresa, pois ela permite uma agilidade nos processos e na tomada de decisão. Fatores fundamentais no momento atual.

 

Mas Grigolo acentua que não se pode deixar de lado os princípios básicos da administração, que orientam qualquer atividade ligada a essa área: Planejar, Organizar, Comandar, Controlar e Coordenar. E complementa, dizendo que todos aqueles que possuem um curso superior e que pretendem ter uma empresa e/ou negócio, ou ainda gerir uma empresa de terceiro, precisa ter a base da gestão.

 

Neste curso, o acadêmico possui a oportunidade de compreender a importância e também exercitar o processo de gestão. Hoje, compreender a gestão de uma empresa pode ser o diferencial para a sobrevivência ou não.

 

O principal destaque do curso de Pós-graduação em Gestão Empresarial são os professores, que são profissionais que atuam no mercado de trabalho. Eles acabam contribuindo com exemplos práticos do seu cotidiano, o que proporciona aos alunos o contato com problemas reais das organizações.

 

Gestão Estratégica do Agronegócio 

 

Somente no primeiro semestre de 2020, o Agronegócio foi responsável por 72% das exportações de produtos catarinenses – destaque para a carne e a soja. Mais do que isso, a área ainda atende por 34% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Esse indicador representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em uma determinada região. Curiosos por saber mais sobre essa atividade, ouvimos o professor Sidnei Grigolo, que também dá aulas na Pós-graduação em Gestão Estratégica do Agronegócio, oferecida pela Unoesc EAD.

 

O agronegócio, também chamado de agribusiness, é uma denominação utilizada para fazer referência ao setor da produção agropecuária, incluindo serviços, técnicas e equipamentos relacionados a ela. Reforçando que este setor é de grande relevância para o estado de SC e para a nossa região.

 

O professor Grigolo alerta que não é só o setor da agropecuária de campo, mas todo o entorno que está envolvido. Nessa conta, podemos incluir as casas agropecuárias, revenda de máquinas, revenda de suprimentos, sementes, fertilizantes, entre outros. E quanto mais o agribusiness avança, mais ele se torna dependente da indústria e do comércio da sua região.

 

Como em outras atividades, o agronegócio também se modernizou e passou de uma simples produção agrícola para uma empresa. Assim, o responsável pela propriedade precisa encará-la como um negócio que necessita de gestão de custos e reconhecimentos legais (ambiental, trabalhista e fiscal). Enfim, o responsável precisa compreender estes nortes que hoje se assemelham às empresas que atuam no meio urbano.

 

E é neste ponto que entra a Gestão Estratégica do Agronegócio. Uma atividade dessas, que representa esse montante para o estado, que evolui a passos largos, tem que ser pensada de forma estratégica. É o que nos relata Grigolo:

 

Uma das dificuldades que ainda encontramos nesta área é a adaptação às novas realidades, tanto tecnológicas, como legais, e burocráticas. O fato é que a modernidade chegou ao homem do campo e este precisou se adaptar a uma velocidade muito grande a qual não estava preparado.

 

Outra dificuldade, de acordo com o professor, é a carência de mão de obra para trabalhar no setor. Com isso, vemos que ainda há paradigmas que precisam ser superados. E por fim, o gestor precisa estar atento aos seus custos de produção e a manutenção da sua empresa.

 

Para aqueles que buscam uma oportunidade no agronegócio, existe uma carência muito grande de mão de obra qualificada para a gestão.

 

Sidnei lembra que o Brasil é considerado um celeiro mundial na produção agrícola e não importa o tamanho da propriedade ou o segmento dela. Em todas, existe a necessidade de um gestor capacitado para desenvolver o melhor daquela empresa.

 

A Pós-graduação EAD em Gestão Estratégica do Agronegócio apresenta uma formação sólida e um ferramental que auxilia o gestor na manutenção do seu negócio. Como citado anteriormente, o agronegócio passou a ser uma empresa que precisa de atenção em todos os pontos (seja no custo, financeiro, recursos humanos, suprimentos, manutenção, logística e comercialização).

 

Pós-graduação Unoesc EAD

 

Os cursos de especialização da Unoesc EAD são desenvolvidos em 360 horas/aula, podendo ser concluído em 8 meses. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no final, é opcional. Além disso, o curso é oferecido em Ambiente Virtual diferenciado que promove a interação, com metodologias de aprendizagem inovadoras. Todo o corpo docente tem experiência na área onde ministra a aula. Os cursos são oferecidos totalmente de forma on-line, sem a necessidade de encontros presenciais. As aulas são realizadas ao vivo com o professor e colegas da turma, caso não consiga participar você poderá assistir à gravação depois. A Unoesc está presente no programa de Mobilidade Virtual e-Movies, onde você pode cursar componentes em instituições estrangeiras e ampliar os horizontes para a construção do seu conhecimento. Inscreva-se já!