Alguns termos acabam ganhando destaque no vocabulário acadêmico, gerando novas áreas de atuação e, nesse sentido, acabamos nos questionando se o uso que fizemos dessas palavras antes disso tinham o mesmo significado. Duas delas: Qualidade e Produtividade.  Com essa dúvida, conversamos com o professor Alceu Cericato, que leciona na Pós-graduação da Unoesc EAD, em Gestão da Qualidade e Produtividade, e também é coordenador do curso de Agronomia na Unoesc Maravilha.

 

Qualidade e produtividade são variáveis estratégicas das empresas, capaz de gerar grandes diferenciais competitivos. As organizações que não têm qualidade em seus produtos e serviços, assim como, as que não possuem produtividade ou eficiência no processo produtivo, tendem a desaparecer. Pois sem qualidade, o cliente fica insatisfeito e não compra mais; sem produtividade, os custos ficam elevados, os prazos de atendimento ficam prejudicados e assim a empresa não terá competitividade.

 

O professor adiciona ainda que tanto a qualidade quanto a produtividade podem ser aplicadas nas mais diferentes organizações, quer seja na área da produção de bens como na área de prestação de serviços. Aplicar a gestão desses itens de forma estratégica é importante em toda e qualquer organização, em especial em processos produtivos.

 

 Para gerenciar a qualidade e a produtividade há necessidade de se utilizar indicadores, que na maioria das vezes são numéricos, e por meio desses indicadores poder mensurar a qualidade e a produtividade para, a partir disso, definir estratégias e estabelecer metas de melhoria tanto nos indicadores de produtividade como nos de qualidade.

 

Pós-graduação em Gestão de Qualidade e Produtividade

 

O curso de Pós-graduação em Gestão de Qualidade e Produtividade conta com professores renomados, a maioria doutores. Além da formação acadêmica, possuem experiência prática na área, atuando em seus próprios negócios ou como consultores.  De acordo com Alceu Cericato, isso faz com que os acadêmicos se aproximem muito mais da realidade do mercado de trabalho.

 

Pós-graduação Unoesc EAD

 

Os cursos de especialização da Unoesc EAD são desenvolvidos em 360 horas/aula, podendo ser concluído em 8 meses. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no final, é opcional. Além disso, o curso é oferecido em Ambiente Virtual diferenciado que promove a interação, com metodologias de aprendizagem inovadoras. Todo o corpo docente tem experiência na área onde ministra a aula. Os cursos são oferecidos totalmente de forma on-line, sem a necessidade de encontros presenciais. As aulas são realizadas ao vivo com o professor e colegas da turma, caso não consiga participar você poderá assistir à gravação depois. A Unoesc está presente no programa de Mobilidade Virtual e-Movies, onde você pode cursar componentes em instituições estrangeiras e ampliar os horizontes para a construção do seu conhecimento. Inscreva-se já!