Lidar com pessoas não é para os fracos. Outros dizem que é uma arte. Quantas vezes nos queixamos disso enquanto estamos cumprindo o nosso ofício de cada dia? São conflitos pessoais, vaidades, capacidades, aspirações e, ainda, personalidades diferentes. Tudo no mesmo local de trabalho, todos os dias. Até cansa pensar nisso. Em momentos assim, a gente lembra: ainda bem que existe profissional treinado para ajudar a resolver e tornar o ambiente de trabalho mais agradável, aproveitando o que cada um pode oferecer de melhor.

Para isso, desenvolveu-se especialidades distintas. Para gerenciar as pessoas de acordo suas competências e habilidades, a Gestão de Pessoas. Para lidar com os colaboradores, dentro da organização, em cada setor diferente, a Gestão de Recursos Humanos. E ainda para gerenciar os comportamentos, pode-se contar com a Liderança e Coaching. Mas não é tudo a mesma coisa? Não, são atribuições bem diferentes. Todas elas lidam com gente. Você vai entender. Siga!

 

 

Gestão de Pessoas

 

  A professora Talita Zanferari dá aulas na Pós-graduação EAD em Gestão de Pessoas, na Unoesc. Ela admite que a Gestão de Pessoas e Gestão de Recursos Humanos (RH) são temas/funções complementares, o que facilita para que ocorram distorções.

 

Gerenciar pessoas consiste em promover ações que promovam o desenvolvimento de competências dos colaboradores de uma organização. Para isso, é importante que o profissional atuante nesta área tenha conhecimento teórico e técnico para planejar intervenções que atendam aos objetivos da organização e, assim, sua equipe chegue ao máximo no que se refere à expressão das potencialidades.

 

Talita justifica que o profissional da área de Gestão de Pessoas pode trabalhar com ações que envolvam motivação, liderança, trabalho em equipe, comunicação e gestão de conflitos. Essa e outras demandas podem ser intermediadas por treinamentos e programas de desenvolvimento de pessoas. Para isso, há ferramentas.

 

É necessário conhecer a organização e as necessidades levantadas por instrumentos que possibilitem o reconhecimento de demandas pelo profissional atuante na área. 

 

Pós-graduação EAD em Gestão de Pessoas

 

 O curso é totalmente preparado para as necessidades do mercado de trabalho. Por conta disso, conta com uma equipe de profissionais capacitados em diferentes áreas para atender as demandas dos que buscam a formação. O corpo docente é constituído por diferentes profissionais com distintas formações. Os conhecimentos acessados e construídos nesse curso podem ser empregados em todos os lugares em que há pessoas – organizações, empresas e instituições públicas.

 

 

Gestão de Recursos Humanos – RH

 

O Professor Sidnei Grigolo dá aulas no curso de Pós-graduação EAD em Gestão de Recursos Humanos. Ele nos concede a sua versão a respeito da confusão entre gerenciar pessoas e gerenciar recursos humanos.

 

Na verdade, gerenciar pessoas está mais ligado ao desenvolvimento e capacitação de pessoas, o que não se restringe a um setor, departamento. Já gerenciar Recursos Humanos (RH), envolve o gerenciamento de todos os colaboradores, ou seja, o preenchimento de vagas ociosas, a contratação de profissionais para aprimoramento da equipe, a criação e/ou ampliação dos benefícios, entre outros. As atividades estão focadas na parte estrutural, no desenvolvimento de setores que são apoio para as atividades afins da empresa.

 

Grigolo complementa que, em uma organização, precisa-se das áreas de recrutamento, pagadoria, treinamento, entre outros. E dessa forma, o RH estrutura a organização que dará suporte aos demais setores da empresa. Ele alerta que existem empresas que terceirizam a atividade da Gestão de Recursos Humanos. De qualquer forma, trata-se de um setor fundamental. O professor lista algumas ferramentas necessárias para o desempenho dessa atividade:

 

Planejamento estratégico, controle de rotatividade, turnover, absenteísmo, pesquisas de clima organizacional, avaliação de desempenho, gestão de talentos, projeto de cargos e salários, remuneração diferenciada. Algumas organizações estão trazendo as ferramentas do coach e big data para auxiliar nos processos organizacionais.

 

Pós-graduação Ead em Gestão de Recursos Humanos

 

O setor de RH é obrigatório dentro das empresas, sendo de pequeno, médio ou grande porte. Sendo assim, a Gestão de Recursos Humanos pode ser aplicada a qualquer uma delas. O curso de Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos conta com profissionais que ocupam espaço nesses locais, nas mais variadas áreas. E isso faz toda a diferença para o aprendizado.

 

 

Liderança e Coaching

 

Fala-se muito, atualmente, nestes termos.  As empresas vêm adotando a expressão Líder para designar um gestor de pessoas. E Coaching como se fosse um gestor de personalidades. Mas será que é isso mesmo? Para tirar estas dúvidas, conversamos com o professor Luccas Santin  Padilha, que dá aulas na Pós-graduação EAD em Liderança e Coaching, na Unoesc. É ele quem explica:

 

Liderança é uma competência que pode ser aprendida por qualquer pessoa. As organizações, no modo geral, buscam essa competência para melhorar a gestão de pessoas e resultado. Liderança está relacionada com a capacidade da pessoa em influenciar e dirigir pessoas a fim de atingir resultados, sejam eles pessoais ou organizacionais. Já o coaching é um processo de autoconhecimento e gerenciamento de comportamentos voltados a resultados de curto, médio e longo prazo.

 

Os coachs, de acordo com Luccas, são responsáveis por conduzir os processos de desenvolvimento e acompanham a evolução dos cochees (treinandos). E aqui encontramos a ligação entre os dois:

 

Muitas organizações utilizam o processo de coach com suas lideranças a fim de maximizar as competências individuais e fortalecer os pontos fortes dos seus colaboradores.

 

Profissionais que se interessam em aprender sobre liderança precisam querer apreender e se autoconhecer, pois ser líder é buscar entender e compreender o seu papel e seus objetivos futuros. Isso é o que garante o professor Luccas. Ele ainda complementa que esse profissional precisa saber seus pontos fortes e fracos. Ser líder é ser referência para pessoas, é inspirar, é gerar resultados e, fundamentalmente, é cuidar e desenvolver pessoas, que possam auxiliar no alcance de metas comuns e resultados satisfatórios.

 

Quando se fala em Liderança, logo se pensa nos cargos de gerente, supervisor, coordenador, cargos que estão na linha de frente de gestão de equipes. Porém, a Liderança é uma competência que pode ser desenvolvida. Nem toda pessoa em um cargo de gestão tem a competência de Liderança.

 

Pós-graduação Ead em Liderança e Coaching

 

 Os professores deste curso são coachs com vivências no mercado de trabalho, profissionais que atuam diretamente com a formação de líderes organizacionais, provocando e estimulando seus coachees a se desenvolverem e se autoconhecerem. Além de líderes atuantes em redes de comércio, serviços e indústria, atuantes principalmente no alto escalão das organizações em que trabalham, como direção administrativa e gestão de pessoas, e que poderão compartilhar um pouco da experiência de liderar equipes de alto desempenho.

 

Pós-graduação Unoesc EAD

 

Os cursos de especialização da Unoesc EAD são desenvolvidos em 360 horas/aula, podendo ser concluído em 8 meses. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no final, é opcional. Além disso, o curso é oferecido em Ambiente Virtual diferenciado que promove a interação, com metodologias de aprendizagem inovadoras. Todo o corpo docente tem experiência na área onde ministra a aula. Os cursos são oferecidos totalmente de forma on-line, sem a necessidade de encontros presenciais. As aulas são realizadas ao vivo com o professor e colegas da turma, caso não consiga participar você poderá assistir à gravação depois. A Unoesc está presente no programa de Mobilidade Virtual e-Movies, onde você pode cursar componentes em instituições estrangeiras e ampliar os horizontes para a construção do seu conhecimento. Inscreva-se já!