Educação de qualidade. No processo de ensino e aprendizado é o que se espera da instituição para onde levamos nossos filhos; onde recebem as instruções iniciais. Com metodologias adequadas para a sua alfabetização, envolvendo o entendimento das linguagens e demais áreas do conhecimento. Mais que isso, a escola deve ser bem gerenciada, obedecendo aos critérios legais, e organizada a ponto de as eventuais falhas não interferirem no aprendizado. E se a criança tiver alguma dificuldade, seja qual for, essa questão deve ser suprida pelos profissionais que fazem parte da estrutura desta escola ideal.

Temos uma boa notícia. A Unoesc EAD oferece formação em nível de pós-graduação (especialização), que abrange todas estas questões fundamentais. Educação Infantil e Séries Iniciais, Gestão Escolar e Processos Pedagógicos e Neuropsicopedagogia. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada curso. Se você tiver interesse em frequentar qualquer um deles, basta acessar o link que está em cada um deles. A Unoesc o aguarda para poder lhe proporcionar esta especialização.

Gestão Escolar e Processos Pedagógicos

De acordo com a professora Marineiva Moro C. de Oliveira, a prática educativa não se resume aos educadores, mas a um processo social, envolvendo todos os agentes na busca de uma educação de qualidade, e, dentre esses agentes encontramos o Gestor escolar.

Os conhecimentos apreendidos no curso direcionam os acadêmicos para o exercício da gestão educacional e a assessoria pedagógica na educação (formal e/ou não formal). Marineiva afirma ter uma equipe de professores criativos, dinâmicos e muito didáticos. O aluno que frequentar esta pós-graduação terá vivencias e experiências que articulam a teoria e prática.

A gestão educacional compreende a coordenação, organização e controle das atividades escolares, gerindo os recursos financeiros, pedagógicos e humanos, além de materializar as  politicas públicas educacionais. Os desafios também compreende o diálogo com os alunos, família e professores e o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem.

O destaque no curso é o corpo docente que conta com professores altamente qualificados, todos mestres ou doutores, com uma ampla formação acadêmica, além de uma vasta experiência na área o que possibilita dialogar sobre exemplos reais do contexto escolar e conhecer os desafios da profissão. Além disso, no pós-aula, os professores oferecem suporte por meio de interações no portal de ensino.

Os professores preparam e disponibilizam materiais ricos, que agregam muito conhecimento, são textos, vídeos, documentários, dicas de livros e muitas atividades complementares à formação do gestor educacional.

Educação Infantil e Séries Iniciais

O mercado de trabalho exige cada vez que os professores sejam qualificados, capazes de acompanhar as mudanças – que tem sido constante – sociais e educacionais. A professora Patrícia Aparecida Pedroso, diz que a sociedade exige dos profissionais da educação que eles estejam atentos e capacitados para lidar com as necessidades atuais, tanto sociais, quanto educacionais.

O curso visa oferecer uma formação crítica diferenciada por meio de saberes profissionais teórico/práticos oportunizando aprofundar os conhecimentos básicos para a atuação no trabalho cotidiano de profissionais para cuidar/educar/ensinar e repensar as atuações enquanto educador nas fases da educação infantil e séries iniciais.

Este curso traz como diferencial uma visão interdisciplinar com conhecimentos básicos para atuação do profissional na docência, na gestão, e organização das instituições de educação infantil e séries iniciais.

Neuropsicopedagogia

A neuropsicopedagogia forma o profissional que vai integrar o conhecimento adequado do funcionamento do cérebro para entender como ele recebe, seleciona, transforma, memoriza, arquiva, processa e elabora todas as sensações captadas pelos diversos elementos sensoriais.  A partir desse entendimento, adapta-se as metodologias e técnicas educacionais à todas as pessoas, principalmente, àquelas com características cognitivas e emocionais diferenciadas. A professora Patrícia Aparecida Pedroso, explica aonde este profissional atua:

A presença do neuropsicopedagogo em escola e em instituições como empresas, hospitais, centros educacionais, etc, faz com que a reflexão em busca da aprendizagem e não aprendizagem seja uma constante no dia -a- dia, com orientações, prevenções e intervenções institucionais.

Com isso, Patrícia explica que o aprendizado desta pós-graduação pode proporcionar aos profissionais da área da Educação e Saúde, que atuam ou pretendem atuar em instituições públicas e privadas, a apropriação do conhecimento geral e específico sobre o desenvolvimento e o processo de aprendizagem das crianças, dos adultos e pessoas envolvidas na instituição com problemas de desenvolvimento, dificuldades e aprendizagem.

Pós-graduação Unoesc EAD

Os cursos de especialização da Unoesc Ead são desenvolvidos em 360 horas/aula, podendo ser concluído em 8 meses. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no final, é opcional. Além disso, o curso é oferecido em Ambiente Virtual diferenciado que promove a interação, com metodologias de aprendizagem inovadoras. Todo o corpo docente tem experiência na área onde ministra a aula. Os cursos são oferecidos totalmente de forma on-line, sem a necessidade de encontros presenciais. As aulas são realizadas ao vivo com o professor e colegas da turma, caso não consiga participar você poderá assistir à gravação depois. A Unoesc está presente no programa de Mobilidade Virtual e-Movies, onde você pode cursar componentes em instituições estrangeiras e ampliar os horizontes para a construção do seu conhecimento.  Inscreva-se já!