Nós temos reiterado, no Blog da Unoesc, como se tornou fundamental a adaptação ao formato virtual, tanto para o desenvolvimento das funções diárias do trabalho – algumas empresas ainda mantém os colaboradores trabalhando no formato remoto – como o estudo, tanto no que diz respeito aos cursos de Graduação, como de Pós-graduação e Extensão. Pensando nisso, o conversamos com o professor Luciano Fernandes, coordenador da Unoesc Virtual, para entendermos como funciona este formato de ensino.

Por que estudar em casa?

Se olharmos para trás, há apenas alguns meses, e analisar o comportamento social naquele momento com o momento atual, é nitidamente perceptível as mudanças advindas da pandemia. Tecnologia como forma de comunicar e inteirar com o meio em que vivemos, tornou-se essencial em nossas relações. O isolamento serviu para provar que estudar em tempos e locais diferentes uns dos outros, não impede uma aprendizagem significativa. Estudar em casa pode ser uma excelente forma de aproveitar o tempo, socializar, interagir e ainda aprender novos conhecimentos. Mas nem tudo é perfeito, pois estudar em casa requer:

ORGANIZAÇÃO, para definir horários e locais de estudos adequados, sem interferências que prejudique sua concentração;

DISCIPLINA, para seguir seus estudos com obediência às regras estabelecidas em sua forma de organização;

PERSISTÊNCIA, para sempre continuar em frente, foco em nunca desistir; e por fim

AUTONOMIA, para buscar cada vez mais conhecimentos. Assim, percebemos que aprender a estudar em casa traz muitas vantagens, além da economia de custos e tempo de estudo.

Há interação em um curso virtual?

A aprendizagem no ensino a distancia ocorre pelo ensino mediado pela tecnologia. Assim, a interação entre aluno, professor e tutor, em um curso virtual, é fundamental para o bom andamento do curso. O tutor interage quando avalia e media o ensino entre professor e aluno em seu percurso formativo do seu curso, assim como professor interage com o aluno respondendo suas dúvidas em relação ao conteúdo.

Há limites para o ensino a distância?

Algo que devemos ter em mente é que uma instituição de ensino deve acolher seus estudantes, de modo que consiga estudar a distância sem sentir-se a distante. Nesse sentido, não há limite, mesmo no ensino a distância, para transformar e melhorar a vida das pessoas.

Como está estruturada a Unoesc Virtual?

A Unoesc EaD possui uma estruturada com profissionais capacitados para atender as demandas de educação a distância da Unoesc, tanto em nível de extensão, graduação e pós-graduação. Possui em sua estrutura coordenações para atender as demandas de gestão dos cursos, um núcleo de apoio pedagógico para suporte e capacitação docente, uma tutoria para atendimento de dúvidas dos estudantes e uma equipe administrativa para atendimento dos processos acadêmicos.

Quais as áreas contempladas?

Na modalidade a distância, a Unoesc EaD possui cursos de Extensão e Graduação na área de Gestão, Educação e Tecnologia, enquanto na pós-graduação, além das áreas citadas, também possui cursos na área da Saúde e Direito.

Como os cursos são escolhidos?

Os cursos são selecionados de acordo com pesquisas e demandas do mercado e produzido por professores qualificados do quadro docentes da instituição.

Quem são os professores?

Os quadros de professores dos cursos são cuidadosamente selecionados atendendo requisitos de titulação de mestres e doutores e com experiência comprovada na área de atuação.

Qual o diferencial dos cursos oferecidos na Unoesc Virtual?

A Unoesc EaD possui projetos pedagógicos inovadores voltados para uma formação humana e profissional. A metodologia utilizada para construção dos projetos pedagógicos é embasada em ensino por aquisição de competências necessárias para o profissional formado. Possui tecnologias educativas de ponta, com o melhor conteúdo interativo e aulas ao vivo com professores qualificados.

Quais as novidades para 2021?

A pós-graduação Unoesc EaD possui, no momento, 38 cursos sendo ofertados com início programado para março e abril. Esses cursos poderão ser concluídos em até 8 meses, ou seja, você pode obter um certificado de pós-graduação na maior e melhor universidade do oeste de Santa Catarina até o fim do ano. Em breve lançaremos mais cursos de pós-graduação, assim de estamos prevendo muitos cursos de extensão totalmente on-line.