Para os alunos que estão terminando o Ensino Médio, é importante que eles tenham o máximo de informação sobre o Ensino Superior. As opções de cursos de graduação, o mercado de trabalho que abrange cada profissão, as universidades que atuam na sua região e o que elas propiciam de suporte para o desenvolvimento da sociedade.

Com este intuito, o setor de Relacionamento e Vendas da Unoesc costuma fazer visitas às escolas, apresentando detalhes da estrutura da universidade, os cursos e até mesmo promove visita aos laboratórios. Nestas visitas os alunos conseguem ter um primeiro contato com o passo seguinte das suas vidas: a opção por uma profissão e a sua própria construção humanística.

A pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) trouxe uma nova realidade principalmente para estas atividades. As aulas estão suspensas desde março – sendo que a maioria das escolas têm desenvolvido atividades virtuais; as próprias atividades internas destas instituições precisaram se adaptar.

Mas a vida de cada um não pode esperar que a pandemia passe. Os adolescentes/adultos que estão vivendo esta fase precisam de informações e suporte para poder fazer esta escolha e começar finalmente esta fase que é tão importante na vida de cada um de nós. Pensando nisso, a Unoesc adotou a metodologia que se tem evidenciado e passou a realizar as reuniões que eram feitas de forma presencial agora no formato virtual. Depois de sete meses, as visitas* presenciais aos laboratórios estão voltando, agora com um número reduzido de visitantes, álcool gel, máscara e todo o protocolo o qual estamos nos acostumando.

Na terça-feira (20), foi o dia de os colaboradores Jefferson Alan Flemming e Bianca Karina da Silva, levarem estas informações para os estudantes do terceirão e para a diretora Elisete Aguiar Vieira Balestrin, da Escola de Educação Básica Ruth Lebarbechon, de Água Doce. A dupla começa informando que a Unoesc é a maior e melhor universidade do oeste de Santa Catarina. Em 2019, a instituição obteve o conceito 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), onde as Instituições de Ensino Superior recebem nota entre 2 e 5.

Um vídeo institucional apresenta os cinco campi da Unoesc: Joaçaba (Campos Novos e Capinzal), Videira, São Miguel do Oeste (São José do Cedro, Pinhalzinho e Maravilha), Xanxerê (Xaxim) e Chapecó. Jefferson complementa a apresentação, apresentando a Unoesc como uma universidade comunitária:

A Unoesc é uma universidade comunitária, sem fins lucrativos. Ela não tem dono. Todo o lucro é revertido para a universidade. Para equipar laboratórios, na estrutura, novos cursos. Todo curso oferece serviços para a comunidade.

Na sequência, eles apresentam as duas formas de acesso à universidade: via Seletivo ou via Vestibular. Ambos estão com as inscrições abertas.

O Seletivo tem sido uma opção bastante utilizada pelos estudantes. Basta apresentar o histórico escolar do primeiro e do segundo ano do Ensino Médio. Não precisa das notas do Terceirão. Você pode optar por apresentar este material ou então utilizar a sua nota do ENEM.

Todos os cursos da Unoesc estão com inscrições abertas a partir deste processo. Apenas Medicina ficou de fora e o seu ingresso ainda acontece através do Vestibular. As inscrições vão até o dia 13 de novembro, no site da Unoesc ou no site da Acafe. As provas acontecem no dia 22 de novembro, de forma presencial. E então, os colaboradores apresentam os cursos disponíveis em Joaçaba e nas subsedes que estão próximas a Água Doce, cidade onde se encontra a escola em questão.

A novidade deste ano é que a Unoesc oferece 50% (cinquenta por cento) de desconto na matrícula; aquela, o valor de uma mensalidade. Lembrando que o número de vagas é limitado. A coordenadora do Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE), professora Fernanda Regensburger Poletto, explicou como os futuros acadêmicos podem estudar usufruindo de bolsas de estudo.

O governo do Estado de Santa Catarina oferece, através dos Artigos 170 e 171 da sua Constituição, bolsas que variam de 25 a 100% de ajuda com as mensalidades do curso. Lembrando que a seleção é realizada a partir da solicitação dos interessados no sistema Uniedu, onde será avaliada a renda familiar. Este valor é dividido pelo número de pessoas que mora na casa. A cada semestre o desconto é reavaliado. Quanto menor a renda per capta maior a possibilidade de desconto.

Em 2020, o governo investiu um valor alto em bolsas de estudo. É uma tendência que deve continuar. Ainda se tem a possibilidade de estudar com a nota do ENEM, através do PROUNI, programa federal que oferece bolsas de estudo de até 100% desde 2004.

A coordenadora geral de Relações Internacionais da Unoesc, professora Kaline Zeni, contou como funciona o Programa de Mobilidade Acadêmica. Este prevê que acadêmicos da Unoesc possam participar de disciplinas isoladas, programas de línguas, e outras possibilidades de intercâmbio dentro das universidades estrangeiras conveniadas.

A internacionalização permite ao acadêmico uma experiência sem igual. Estar em outro país, podendo ter contato com outra cultura, outra língua. Além da possibilidade de estar em uma instituição conveniada, onde ele terá todo o suporte necessário para que a sua experiência seja completa. Na volta, ele consegue validar estas horas e retornar ao seu curso de origem.

Finalizando a apresentação, Jefferson e Bianca apresentam o evento Conexão Unoesc, que substitui temporariamente o Unoesc Day/Feira das Profissões e auxilia os alunos, oferecendo o contato com professores e acadêmicos dos cursos. Acontece a cada última semana de cada mês. São palestras e encontros interativos com os coordenadores de todos os cursos oferecidos pela universidade. O interessado pode escolher o que quer conhecer e tirar as dúvidas que ainda tenha para poder definir a sua carreira.

*As visitas podem ser agendadas com Jefferson Flemming, através do email jefferson.flemming@unoesc.edu.br ou pelo telefone 3551-2034/99925-7942