Durante o mês de outubro, acadêmicos da 8ª fase do curso de Nutrição da Unoesc Videira, foram incentivados a criar postagens nas redes sociais para evidenciar a necessidade de se manter uma alimentação saudável. A ideia foi da professora Marina Werner, que ministra a disciplina Educação Nutricional:

 

Os alunos elaboraram publicações alusivas ao tema, visto que a educação alimentar e nutricional é um campo de conhecimento e prática para promover hábitos alimentares mais saudáveis.

 

 

Estas publicações explicam que é uma alimentação saudável é aquela que garante que o organismo esteja recebendo todos os nutrientes que ele precisa. Os acadêmicos evidenciam que ela deve fornecer ao corpo o essencial da Nutrição humana, que são fluidos, macronutrientes, micronutrientes e quantidade adequada de calorias. E mais: para se ter uma alimentação realmente saudável, é preciso pensar em variedade, equilíbrio, quantidade e na segurança dos alimentos que estão sendo ingeridos. A professora complementa:

 

 

Sabe-se que se alimentar é um ato natural para a vida, e que a alimentação saudável é proveniente de fontes alimentares que fornecem nutrientes importantes para o organismo desempenhar suas funções de maneira equilibrada, para assim, conseguir promover saúde física e mental.

 

Marina deixa claro que a alimentação saudável é um dos motivos que permitirá ao indivíduo uma vida longa e de qualidade. Ela não é uma dieta, mas sim, um hábito diário em que se busca o equilíbrio no ato de se alimentar. Quando pensar em saúde, lembre-se de colocar cor em seu prato!

 

 

Marina Werner se preocupa com as informações amplamente difundidas pelas mídias. A população segue o que se diz na tevê, no jornal, o que lê nas redes sociais. E uma parcela das pessoas acredita que uma alimentação saudável é cara e difícil de ser mantida. O que não é uma realidade. Pensando nisso, as postagens foram baseadas no Guia Alimentar para a População Brasileira, onde se encontram os 10 passos para alcançar uma alimentação saudável.