Leonardo Sanguanini*

Leciono na UNOESC/Joaçaba (SC) há oito anos. Comecei a minha carreira docente nos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Comércio Exterior. Hoje dou aulas exclusivamente para o curso de Direito. Mesmo com o conhecimento adquirido no Mestrado em Educação (PPGEd/UNOESC/Joaçaba), onde desenvolvemos estudos e temos contato com teorias educacionais e metodologias didáticas, jamais poderíamos imaginar que iríamos vivenciar todas as mudanças que 2020 nos proporcionou. Aulas remotas, longe da sala de aula e do espaço físico acadêmico. E o que é o mais difícil: sem o contato pessoal dos acadêmicos.

Muitos colegas professores e até os alunos já me ouviram falar que a maior falta é o contato pessoal, o prazer de ver uma sala de aula cheia, de conseguir ver e sentir a troca de aprendizados, As dúvidas, os questionamentos. Enfim, o que seria de nós sem a “pessoa” do aluno?

A maior dificuldade certamente foi conseguir adaptar da melhor forma possível – quanto às didáticas e às dinâmicas de ensino que conseguissem criar um ambiente de conhecimento tanto quanto criar estímulos para que o aluno tivesse o mesmo prazer da aula presencial.

No primeiro semestre letivo, todos fomos surpreendidos. Tivemos a esperança de retorno das aulas presenciais. Neste ínterim, decidi que, caso se mantivessem as aulas remotas, tentaria simular o ambiente da sala de aula na minha casa, com a instalação de quadro branco, câmera de vídeo e iluminação.  Nada profissional, mas realmente, a minha intenção era buscar uma melhor qualidade de aula, para o aluno e para mim. E assim está acontecendo, desde o início do segundo semestre.

Quero agradecer o apoio incondicional tanto a coordenação do curso de Direto, através da professora Magda, quanto o Núcleo de Apoio Pedagógico, através da professora Regina. Elas nos deram todo o suporte e orientações para que pudéssemos manter a qualidade de ensino, que é o diferencial do curso e da instituição. Nós, professores, certamente não conseguiríamos sozinhos!

Muitos perguntam sobre minha opinião a respeito da aula virtual/ ensino a distância. Atualmente tenho a grata oportunidade de vivenciar os dois lados: Professor na graduação e aluno doutorando em Direito no PPGD/UNOESC/Chapecó; e não tenho dúvida: Não há nada melhor que o ambiente acadêmico! Da sala de aula! Da pessoa e da presença do aluno!

*Professor do curso de Direito da Unoesc Joaçaba