Trata-se de um feriado cristão. Na Páscoa celebra-se a morte e ressurreição de Jesus Cristo. História contada e rememorada nas missas, cultos, e nos filmes religiosos que lembram tal evento.  O período pascal, porém, começa no domingo da ressurreição e termina no domingo de Pentecostes, o que prepara o cristão para receber o Espírito Santo, um período que dura 50 dias. A palavra Páscoa tem origem hebraica – Pessach – que significa passagem, pois marcava a passagem do inverno para a primavera.

Há uma simbologia presente nesta data, que apresenta a cruz como um símbolo da vitória de Cristo sobre a morte; o coelho, como símbolo da fertilidade, representando a multiplicação da fé cristã, reproduzindo permanentemente novos discípulos. Usa-se presentear os familiares e amigos com ovos de Páscoa, como simbologia do nascimento de uma nova vida. Os cristãos do Oriente davam ovos coloridos, com esta intenção, e esta prática foi seguida por outros povos.

A Páscoa de 2020 será comemorada de forma diferente, em decorrência de uma doença que vem ceifando vidas desde o final de 2019 –  a Covid-19, decorrente do novo Coronavirus – e neste período temos muitos países usando o artifício do isolamento social como regra para evitar a calamidade da saúde pública. No dia 10 de abril já eram contabilizadas 100 mil mortes em todo o planeta em decorrência disso. Sendo assim, as famílias não poderão estar juntas, ficando reduzidas às suas casas, sempre cuidando da saúde, principalmente dos mais velhos, dos idosos. O cuidado redobrado com eles acontece em virtude de muitos já sofrem de doenças como diabetes, asma e outras comorbidades.  Desta forma, neste ano mais do que nunca, se fará uso das ferramentas tecnológicas para este encontro.

Entre as opções, podemos programar com as nossas famílias ou amigos para fazermos vídeo-chamadas, através de aplicativos como Skype, Zoom, WhatsApp, Hangout e Meet, os dois últimos vinculados ao Google. Todos eles disponíveis para celulares Android e IOS.

Outra opção disponível, para quem tem acesso à internet, é assistir o mesmo filme com as pessoas que amamos. Cada um na sua casa. Uma associação do streaming Netflix com o navegador Google Chrome permite se organizar uma sala de exibição, onde se permite também comentários a respeito do filme que se está assistindo. Basta baixar, neste navegador, a extenção Netflix Party, enviar o link a quem se quer compartilhar a exibição e curtirem juntos. Depois disso, bom filme!

Para quem for assistir a um filme sozinho ou compartilhado, destacamos quatro filmes e uma série disponível no Netflix com temática referente à Páscoa e temas religiosos:

 

Hop: Rebelde sem Páscoa

(EUA, 2011 – Animação)

Um coelho não quer ser o sucessor do Coelho da Páscoa, seu sonho é ser bateirista. Com este objetivo, ele foge da Ilha de Páscoa em direção a Hollywood. No seu caminho, Fred, um humano disposto a ser o coelho da Páscoa.

 

 

Ressurreição

(EUA, 2016 – Épico)

História de Clavius, tribuno romano encarregado por Pôncio Pilatos de encontrar o corpo de Jesus Cristo, que teria supostamente sido roubado a fim de evitar a consagração do Messias.

 

O Jovem Messias

(EUA, 2016 – Drama Religioso)

O filme conta a história da infância e juventude de Jesus Cristo de Nazaré.

 

Últimos Dias no Deserto

(EUA, 2015 – Histórico)

Durante 40 dias de jejum e oração no deserto, Jesus luta contra o diabo pelo destino de uma família em crise.

 

História de Deus com Morgan Freeman

(EUA, 2017 – Série)

Série em seis episódios, apresentados pelo ator. Cada episódio concentra-se em uma grande questão sobre o divino: desde o mistério da Criação, ao verdadeiro poder dos milagres até à promessa da ressurreição.