Confira as dicas de filmes e livros para acadêmicos de Direito

Você é estudante de Direito? Então precisa conhecer os livros e filmes, sugeridos pelo coordenador do curso de Direito da Unoesc São Miguel do Oeste, professor Peterson Schaedler. As obras citadas, a seguir, abordam assuntos importantes da área jurídica e provocam reflexões, contribuindo para a formação acadêmica.
Filmes
O Julgamento de Nuremberg
Ano: 1961
Logo após o final da 2ª Guerra Mundial, foi criado o Tribunal Militar Internacional (TMI) para o julgamento dos mais proeminentes chefes políticos e militares nazistas. O filme trata sobre o Tribunal de Exceção e Direitos Humanos.
Uma prova de amor
Ano: 2009
Aborda, de maneira inédita, o conceito de Emancipação Médica, abrangendo conceitos estudados no componente curricular de Direito Civil I e Bioética e Direito. O filme discute questões como o momento da formação da vida humana, personalidade jurídica, emancipação e direitos da personalidade (disposição do corpo).
Livros
A Era dos Direitos
Autor: Norberto Bobbio
Trata-se de uma das obras mais clássicas do Direito Ocidental. Aborda tópicos importantes como os direitos do homem, a sociedade, a Revolução Francesa e os direitos do homem, a opressão e a pena de morte.
Teoria do Ordenamento Jurídico
Autor: Norberto Bobbio
Trata-se de uma obra muito importante no debate jurídico contemporâneo, especialmente no Brasil. Bobbio é considerado um dos grandes positivistas da atualidade. Ilustra uma abordagem científica do Direito, o que implica – para o positivismo – uma abordagem avalorativa, na qual prioriza-se o aspecto formal e não o material do fenômeno jurídico, sendo este o único caminho para a construção de uma genuína ciência do Direito. Além disso, a obra trata a norma jurídica como imperativo de comando.
Código da Vida
Autor: Saulo Ramos
Ao narrar sua trajetória de vida, desde a infância no interior de São Paulo até os dias de hoje, o renomado jurista Saulo Ramos acaba contando detalhes de inúmeros fatos e acontecimentos de nosso País, de um ponto de vista de quem sempre acompanhou tudo de perto, seja como espectador, seja como um dos personagens principais. Nesse caleidoscópio de reminiscências, o autor desfila críticas e elogios aos personagens mencionados: Lula, Mário Covas, Fernando Henrique Cardoso, José Sarney, entre outros — trazendo ao leitor uma narrativa apaixonante e envolvente, relatando inclusive situações de sua vida na advocacia.
Já leu esses livros ou assistiu aos filmes? Comente o que você achou!