Em muitos locais, como internet, revistas, vídeos e etc. é possível encontrar, como se fossem receitas de bolo, listinhas prontas do que fazer  para Administrar uma empresa, no entanto, com a mudança de cenários econômicos de forma dinâmica e a exigência dos novos públicos,  é comum nos depararmos com ingredientes mais sofisticados e que demonstram que, na verdade, gerir um negócio não é tarefa fácil, exigindo além de conhecimento constante atualização.

Nesse contexto, é importante destacar o papel do Administrador que, por sua vez, é o profissional qualificado e legalmente habilitado para organizar e gerir organizações públicas e privadas. Seu conhecimento pode ser aplicado em diversas áreas, pois a formação traz conceitos e vivências em Empreendedorismo e Inovação, Recursos Humanos, Sustentabilidade, Finanças, Marketing, Estratégia, Comércio Exterior, Administração da Produção e outros. O Administrador pode exercer o papel de gerenciamento, supervisão, planejamento e execução de ações, controle financeiro e de pessoas, e ainda ser EMPREENDEDOR ou o gestor geral da organização.

O perfil para um bom administrador traz consigo características de liderança, flexibilidade, adaptabilidade, boa comunicação, proatividade, trabalho em equipe, visão global, política, econômica e social, criativo e inovador, bem como habilidades humanas e de análise.

O mercado de trabalho para o Administrador está muito promissor, podendo trabalhar no setor privado ou público, em instituições nacionais ou internacionais, em qualquer posição que necessite de gerenciamento e inteligência competitiva, seja em empresa familiar e até em grandes organizações, sempre há espaço para um administrador com conhecimento, proatividade, capacidade de liderança e comprometimento.

Alguns dados sobre a profissão

Profissão Jovem: primeiro curso de ADM no Brasil foi na FGV em 1952;

A regulamentação da profissão em 1965;

ADM é o curso mais procurado no Brasil;

Primeiro curso de Administração na Unoesc iniciou em 1972;

O Administrador foi o quinto profissional mais contratado de janeiro a abril de 2018, com mais de 12 mil novas admissões (CFA, 2018).

Mais de 390 mil Administradores registrados no Brasil.

O Curso na Unoesc

Na Unoesc Videira o curso existe desde 1986 (mais de 800 alunos formados);

Na Unoesc, o curso de Administração tem o bacharelado presencial, com 4 anos com reconhecimento 5 pelo MEC, com bolsas de estudo e de pesquisa, oportunidades de estágio, intercâmbio e atividades práticas e já formou mais de 980 profissionais.

 

*Colaborou: Cristiane Bonatto de Morais Graduada e especialista em Administração e Mestre em Ciência e Biotecnologia pela Unoesc – Unoesc Videira